Desembargador aposentado, jornalista e nome relevante no cenário político do Paraná, Pretextato Taborda Ribas Neto faleceu na manhã desta quinta-feira (4), aos 81 anos. Nascido em São Paulo, mas criado em Curitiba, onde em 1961 se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tato Taborda foi assessor do presidente João Goulart e secretário estadual da Casa Civil e Direitos Humanos no segundo governo de Jaime Lerner (1999-2002).
Antes de se dedicar ao cargo de desembargador do Tribunal do Trabalho do Paraná – ele presidiu a corte nos anos 1997 e 1998 –, já havia começado sua aventura pela comunicação, uma paixão. O primeiro ato foi no fim da adolescência como estagiário do então recém-inaugurado Diário do Paraná, cobrindo turfe. Passaria mais tarde pelo Última Hora e pelo Jornal do Brasil.
Equilibrando os trabalhos de juiz e jornalista, esteve, entre outros eventos, no lançamento da Apolo 11, em Cabo Canaveral, e na Copa de 1970.
Em 2015, o jornalista José Carlos Fernandes escreveu para a Gazeta do Povo um elegante perfil de Tato Taborda (leia aqui).
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná