Levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 19 e 23 de outubro mostra que 56,3% dos eleitores paranaenses desaprovam a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (26), foi realizada com 1.556 eleitores de 72 municípios paranaenses, tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
A maior parte dos entrevistados, 36,6%, considerou a gestão do petista como péssima, enquanto outros 10,6% avaliaram a condução do Planalto como ruim. Já para 9,1% dos eleitores ouvidos na pesquisa, Lula tem sido um ótimo presidente, e 17,3% do público acha que o governo federal é bom. Eleitores que não souberam ou não opinaram somam 1,7%, e são 24,7% aqueles que consideram a gestão de Lula como regular.
No detalhamento da pesquisa, o índice de rejeição do governo petista é maior entre os homens (61,9%) do que entre as mulheres (51,2%). Quando a estratificação é feita pela faixa etária, a maior taxa de desaprovação de Lula aparece entre os eleitores com idades entre 25 e 44 anos (62,2%).
De acordo com o levantamento da Paraná Pesquisas, o índice de rejeição a Lula é de 48,6% entre os eleitores desempregados. Entre os entrevistados com emprego formal, essa taxa sobe para 60,4%.
Governo de Lula só é aprovado por eleitores com escolaridade até o Ensino Fundamental
O único cenário em que a gestão de Lula tem índice de aprovação maior do que o de rejeição é entre os eleitores com escolaridade até o Ensino Fundamental – 47,3% contra 46,7% de desaprovação. Nas faixas com maior escolaridade, de eleitores com formação no Ensino Médio ou Superior, a rejeição ao petista sobe para 60,8%.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná