Com investimento de R$ 592 milhões, o Moegão será um sistema concentrador de descarregamento ferroviário de grãos e farelos no Porto de Paranaguá e promete ampliar a capacidade de descarga em 63%. Além da eficiência, um dos objetivos é melhorar a rotina dos moradores de Paranaguá.
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O problema atual é que quando o trem entra nos terminais no Porto de Paranaguá, algumas ruas do município são interrompidas entre 30 e 60 minutos dependendo das manobras logísticas. “Isso gera uma ineficiência ao sistema e atrapalha a sociedade”, aponta o diretor-presidente da empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O projeto do Moegão quer melhorar a logística e dinamizar a capacidade ferroviária e, com isso, diminuir a interferência das ferrovias no trânsito com risco de acidentes. O Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirma que por conta do descarregando de carga, 16 pontos da cidade são interrompidos. O intuito é com o Moegão o número caia para cinco interdições em Paranaguá.
"Temos 16 interseções onde o trem atrapalha o dia a dia do morador. Vamos conseguir diminuir. Esse é um ponto relevante, pois atende a cidade, que tem problemas de logística com a ferrovia, como parar o trânsito em vários locais”, afirma.
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