A Marcha para Jesus em Curitiba, 29° edição do evento, está programada para o próximo dia 18 de maio com o tema “Deixo-vos a paz”. A concentração será na praça Santos Andrade, no centro da capital paranaense, um sábado, às 9 horas. A programação ainda conta com uma série de apresentações musicais ao longo da semana.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A Marcha para Jesus começou há 29 anos, em Curitiba, com a união de alguns pastores por meio do Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Paraná (Comep). “Estava acontecendo simultaneamente em várias cidades do Brasil a primeira marcha inaugural, em São Paulo, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro e Curitiba. Foi uma marcha humilde, simples, mas foi um pequeno começo”, explica o bispo Cirino Ferro, presidente do Comep e organizador da Marcha para Jesus. À época, cerca de mil pessoas participaram da mobilização.
O evento reúne diversas igrejas evangélicase e também é aberto para toda a população. “A Marcha é para Jesus. Não tem nenhum cunho político. É uma marcha pacífica e a cada ano tem um tema”, convida Ferro.
O bispo explica que o tema escolhido foi por conta dos últimos acontecimentos do Brasil e do mundo, como guerras e divergências políticas. “Já tivemos marcha com 250 mil pessoas. O número caiu na pandemia e agora, estamos retomando. Pelo que estou sentindo, vamos ter uma marcha com 150 mil pessoas. A nossa motivação maior é orar pela cidade, trazer a paz e levar a mensagem do amor de Jesus”, declara.
A marcha terá concentração na praça Santos Andrade com músicas e orações no início do evento. Logo após, os fiéis vão até a avenida Marechal Floriano, onde voltam a orar pela capital paranaense. Depois, passam pela praça 19 de Dezembro com término na praça Nossa Senhora de Salete. A partir das 13 horas, o evento terá atrações musicais, entre eles, o cantor gospel Thalles Roberto.
"A gente faz as orações pelo comércio da cidade, pela paz, pelas famílias e pela unidade da igreja. Chegando no Centro Cívico, nós temos um momento de oração com os pastores”, informa o organizador.
Para participante, Marcha para Jesus celebra as vitórias do ano
A fonoaudióloga Simone Graçano dos Santos participa há mais de 25 anos da Marcha para Jesus como forma de celebração da fé cristã. “Nós podemos exaltar o nome de Jesus na cidade de Curitiba e celebrar as muitas vitórias que alcançamos ao longo de um ano. O mundo está em guerra, em todas as esferas da sociedade, e ainda temos nossas guerras pessoais, mas Jesus é nossa vitória e nossa paz”, disse.
Ela também ressalta que o evento se tornou um momento para reunir as famílias cristãs. “Quando começamos éramos poucas pessoas e me lembro de já estar lá. Hoje, minhas filhas são adultas e me lembro de ir com cada uma quando eram bebês”, recorda
Marcha para Jesus é fechamento da Semana Cultural de Curitiba
Presidente do Comep e organizador da Marcha para Jesus, Cirino Ferro informou que o evento vai fechar a Semana Cultural de Curitiba com espetáculos e shows previstos entre os dias 14 e 18 .
“O objetivo é que a cultura e as artes que têm dentro das igrejas sejam colocadas à disposição da população, principalmentedas das pessoas sem acesso à cultura, à arte e ao teatro”, afirma.
Entre as apresentações, estão o cantor gospel Paulo Baruk, Behort, Quinteto UMADC, Barak Dance, Poesia com Rosani (PCD), Coral 3:16, Sinal Vermelho e Carol Passos. A programação completa está aqui.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná