Numa eleição marcada pela grande quantidade de candidatos, o atual prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), não teve dificuldades para assegurar um novo mandato. Na eleição de domingo (15), ele se reelegeu com 103.010 votos, o que corresponde a 56,85% do total e decretou a vitória já no primeiro turno. Homero Marchese (Pros), segundo colocado, somou 18,85%.
Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp
Nessa segunda-feira (16), Ulisses Maia concedeu entrevista à rádio CBN Maringá, na qual garantiu que irá manter o mesmo modelo de administração que foi aprovado nas urnas pela maioria dos maringaenses. "As pessoas podem ou não gostar, mas tivemos um nível de transparência, ética e moralidade que a cidade nunca teve. Sempre fui um prefeito transparente, aberto ao diálogo", afirmou.
O principal objetivo da nova gestão, de acordo com ele, é recuperar a economia prejudicada pela pandemia do coronavírus. "Vamos cuidar da saúde da população e trabalhar forte para recuperar a economia. O melhor auxílio social é a geração de emprego e renda", destacou. Para isso, Ulisses pretende oferecer financiamentos e incentivos fiscais a micro e pequenos empresários, além de criar uma Secretaria de Aceleração Econômica para desenvolver novas soluções.
O transporte coletivo também está na pauta do prefeito reeleito, que mantém a tarifa congelada há mais de um ano. A fim de evitar um novo reajuste, Ulisses diz que pretende reivindicar junto ao governo do estado recursos para subsidiar o transporte público, a exemplo do que acontece em Curitiba. "Vamos exigir mais para Maringá do governo estadual", garante. O prefeito reeleito pretende ainda aumentar o número de vagas em creches e manter um secretariado formado por técnicos, "sem nenhum político".
Quem é Ulisses Maia
Graduado em Direito, Ulisses Maia tem 51 anos, é especializado em direito tributário e eleitoral, e tem mestrado em ciências sociais. Começou a trabalhar na Câmara Municipal de Maringá em 1993, como assessor jurídico e, depois, diretor legislativo. Foi eleito vereador em 1996 e, logo no primeiro mandato, tornou-se o mais jovem presidente da história da Casa, com 27 anos. Após ocupar diversos cargos públicos, retornou ao Legislativo em 2012.
Candidatou-se a prefeito pela primeira vez em 2000, sem sucesso. Dezesseis anos depois, venceu no segundo turno o ex-prefeito Silvio Barros, com 58,8% dos votos. Seu vice naquela disputa era Edson Scabora (MDB), que foi mantido na chapa.
- Pinhais: Marli Paulino planeja obras estruturantes para atrair investimentos
- Londrina: reeleito com folga, Belinati aposta em industrialização e saúde
- Sem se envolver diretamente, Ratinho Junior sai como grande vencedor das eleições municipais
- Cidade paranaense tem empate na eleição para prefeito e vencedor é escolhido por idade
- Diferença de apenas um voto decide prefeito em cidade do Paraná
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná