Não vai ter carnaval de rua no litoral do estado. Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba cancelaram as festividades públicas, por causa do aumento dos casos de Covid-19. E mesmo com as festas privadas liberadas, o comércio local pode sofrer impacto.
A movimentação, no entanto, tende a ser maior do que no ano passado. É o que diz o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR e vice-presidente do Cepatur, Giovanni Diego Bagatini.
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"Hoje a maior parte da população está totalmente vacinada e as pessoas em boas condições de saúde aproveitam o período de feriado para viajar, sendo os destinos de sol e praia os mais procurados", diz Bagatini.
Ele ainda explica que o cancelamento do carnaval não é o maior problema, e sim o aumento de casos de Covid-19, que pode fazer com que menos turistas peguem as estradas.
Ainda de acordo com a Fecomercio, as atrações de rua potencializam a demanda comercial, mas como outros destinos brasileiros têm tomado ações de cancelamento similares, essa diferenciação de demanda acaba tendo um impacto menor.
"Os empreendimentos que demonstram que estão tomando medidas preventivas e de segurança dão confiança para que o turista possa viajar e aproveitar o feriado de outras maneiras, no grupo familiar, em áreas abertas ou locais que forneçam serviços seguros", completa Bagatini.
O presidente da Associação Comercial Empresarial de Matinhos (Acima), Adriano Menine, diz que o feriado por si só leva o público para o litoral. “Não haverá trios elétricos e a programação de carnaval de rua. Isso não vai impedir o particular de fazer eventos e comemorações”. O município adiou as festas para o aniversário de Matinhos, em junho.
O economista Claudio Shimoyama trabalha com clientes da região para buscar estratégias nesse período. Para ele, além da onda da variante Ômicron, os problemas causados pelo ferry boat em Guaratuba também fazem com que os comerciantes precisem de ainda mais criatividade para driblar a situação e não sair no prejuízo.
"O comércio precisa pensar em ideias para atender às necessidades, dores e expectativas do público, que ficou sem o carnaval", diz o economista. Ele conta que é um bom momento para decorar o comércio com cores e luzes, fazendo alusão à alegria do feriado. "Criar concursos de fantasias, desfile pet, gastronomia, prêmios, sorteios, são ações que, com certeza, devem motivar os consumidores".
Também é a oportunidade de reduzir preços de produtos, fazer descontos progressivos e oferecer brindes, para tirar do estoque produtos que estão parados.
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