Ministro do STF André Mendonça.| Foto: Nelson Jr. / SCO / STF
Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça virá ao Paraná na próxima segunda-feira (24) para receber o título de Cidadão Honorário do estado. A honraria foi proposta na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Alexandre Amaro (Republicanos), e foi sancionada pelo governador Ratinho Junior em dezembro de 2023.

CARREGANDO :)

Natural de Santos, no litoral de São Paulo, Mendonça se graduou em Direito em 1993 pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). Em 2011 ele recebeu o Prêmio Innovare, que reconhece as melhores práticas exercidas no âmbito do Poder Judiciário, cuja temática foi o combate ao crime organizado. Em 2014 foi vencedor do Prêmio Extraordinário de Mestrado conferido pela Universidade de Salamanca e recebeu o Diploma de Mérito do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Em 2109 foi vencedor do Prêmio Extraordinário de Doutorado conferido pela Universidade de Salamanca. Entre os anos de 2019 e 2020 Mendonça foi Advogado-Geral da União. De 2020 a 2021 foi Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública. Também em 2021 foi indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro para ocupar a cadeira de Marco Aurélio Mello no STF.

Publicidade

Autores do projeto destacam merecimento por parte de André Mendonça

O deputado Alexandre Curi, autor do projeto, lembrou que entre os anos 2000 e 2006, André Mendonça foi procurador da União em Londrina. “André Mendonça tem fortes laços com nosso estado. Premiadíssimo durante toda sua carreira, principalmente por sua produção acadêmica e seu trabalho no combate à corrupção e ao crime organizado, André Mendonça é mais que merecedor desta honraria de ser um cidadão paranaense”, disse.

Alexandre Amaro, outro autor da proposta, destacou o merecimento de Mendonça pelo reconhecimento como cidadão honorário do Paraná. “Isso se deve aos serviços prestados por ele ao nosso estado. No combate à corrupção e ao crime organizado, tornou-se referência e um exemplo a ser seguido pelas próximas gerações em um País onde a corrupção faz parte da história", avaliou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]