A passagem de Jair Bolsonaro (PL) pelo Paraná ainda reverbera no meio político, dias após ter recebido na Assembleia Legislativa, o título de cidadão honorário do Estado. Um dos principais governadores alinhados à gestão presidencial bolsonarista, na última sexta-feira (15), o governador Carlos Massa Ratinho Jr. (PSD) creditou ao ex-presidente o projeto da nova modelagem do pedágio paranaense e o sucesso dos lotes leiloados.
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Mas o discurso de Ratinho Junior cruzou as divisas estaduais e provocou a manifestação do ministro de Transportes, Renan Filho (MDB), que saiu em defesa do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo postado em seu perfil oficial no Instagram, nesta segunda-feira (19), Renan Filho afirmou que o petista foi quem determinou que o trabalho fosse feito de forma republicana "para o bem de todos os brasileiros" e comparou que o Lula investiu 3,5 vezes a mais do que o ex-presidente no Paraná.
"Foram várias reuniões no Estado, com os secretários, com o setor produtivo e, inclusive, com o governador Ratinho Jr, que aliás, tenho uma ótima relação. Essa escuta próxima resultou em um pedágio de modelo justo e em obras de duplicação tão esperadas", defende Renan Filho.
Governador diz que Bolsonaro resolveu o "maior gargalo do Paraná"
Em discurso na sessão de homenagem na Alep, o governador Ratinho Jr. afirmou que Bolsonaro havia resolvido "o maior gargalo do Paraná" e destacou a participação do ex-presidente em deixar o pedágio "do jeito que o paranaense quer".
Ratinho ainda destacou que o modelo do pedágio no Estado se tornou um exemplo para outras regiões do Brasil, além de lembrar dos dois lotes leiloados, segundo o cálculo do governador, com redução de 55% do valor, em média, da tarifa cobrada no final da antiga concessão. Ratinho também destacou que Bolsonaro se tornou o recordista de visitas ao Paraná, entre os presidentes da República nos últimos 30 anos.
"Foi ele que mais trouxe investimentos na história do nosso Estado. Obras marcantes como a segunda Ponte da Integração Brasil-Paraguai, ou mesmo a Estrada Boiadeira, um verdadeiro corredor logístico. Impulsionou o turismo de Foz do Iguaçu, duplicou a BR-277 em Cascavel, e tantas outras obras", elogiou.
Procurada pela Gazeta do Povo a assessoria do governador Ratinho Jr. respondeu que "o modelo de concessão paranaense construído após amplo debate com a sociedade foi atendido e viabilizado pelo governo anterior, sendo na época divulgado pela imprensa, inclusive pela Gazeta do Povo. Não há, portanto, qualquer contradição na fala do governador Ratinho Junior, que já reconheceu publicamente o esforço da atual gestão em manter o modelo proposto pela sociedade paranaense bem como a concepção de todo o projeto, entendendo que a proposta beneficia o Estado. O processo foi iniciado no governo anterior com avanços no atual governo".
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