Com a presença do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, foi inaugurada em Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira (16), uma unidade policial que atuará no combate ao tráfico de drogas e armas e ao crime organizado, o Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof).
RECEBA notícias de Paraná pelo Whatsapp
O Ciof une forças policiais nacionais e estaduais. Terá atuação da Polícia Federal e Rodoviária Federal, da Agência Nacional de Inteligência (Abin), da Unidade de Inteligência Financeira, e polícias estaduais (Militar e Rodoviária), por exemplo.
Elas trabalharão em ações estratégicas definidas em conjunto e com o compartilhamento de informações. “Criamos este primeiro no Brasil para que as forças policiais e de inteligência trabalhem juntas. Os bancos de dados de todas essas instituições estarão disponíveis para as investigações, para compartilhar experiências”, disse o ministro.
LEIA TAMBÉM: Os detalhes do sistema de segurança que será inaugurado na Ponte da Amizade
“É um projeto inovador. Foz do Iguaçu é a primeira cidade do Brasil a ter essa iniciativa. O Paraná faz fronteira com Argentina e Paraguai, que são países-irmãos, mas a região ainda é uma porta de entrada de ilícitos. O Centro Integrado vai ajudar não só o Paraná, mas todo o Brasil, trazendo uma nova dinâmica para as forças de segurança”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que também esteve no evento.
A estrutura está localizada no Parque Tecnológico Itaipu e o centro atuará com operações ostensivas, auxílio das investigações e combate às facções criminosas. A ideia inicial é espalhar a cobertura pelas fronteiras do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião