O publicitário Carlos Rogério Florenzano morreu na noite desta quinta-feira (29), em Curitiba. Ele tinha 77 anos. Nascido no bairro de Engenho Novo, no Rio de Janeiro, filho de oficial da aeronáutica, veio para Curitiba com 3 anos de idade junto com toda a família. Mais novo de quatro irmãos, Rogério teve destacada carreira como publicitário nos maiores jornais do Paraná.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Pelas mãos do irmão, Emílio Zola, conseguiu emprego no jornal Diário do Paraná, seu primeiro emprego, em 1964. De 1º de agosto de 1965 a junho de 2004 trabalhou na Gazeta do Povo, onde ajudou a montar todo o departamento comercial e a transformar o jornal em um dos mais respeitados do país.
"Rogério Florenzano, um indivíduo notável que deixou uma marca indelével em nossa empresa e em todos os corações que teve a oportunidade de tocar. Ele teve papel fundamental na estruturação da área comercial da nossa empresa. Sua visão, liderança e comprometimento foram elementos-chave para o crescimento e o sucesso que desfrutamos hoje", declarou o presidente-executivo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Guilherme Cunha Pereira.
"Seu legado transcende as conquistas profissionais e se estende à inspiração que ele deixou em cada um de nós. Ele foi um verdadeiro pioneiro, um profissional visionário que moldou as bases do que somos hoje. Sua dedicação incansável, habilidades estratégicas e ética de trabalho exemplar serviram de exemplo para todos que tiveram o privilégio de trabalhar com ele".
Presidente-executivo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Guilherme Cunha Pereira
Além das realizações profissionais, o presidente-executivo do GRPCOM destaca as características pessoais de Rogério Florenzano. "Era um ser humano excepcional. Sua empatia, gentileza e generosidade foram evidentes em todos os seus gestos e nas relações que cultivou ao longo de sua vida. Sua passagem por nossas vidas foi um presente, e sua influência será eternamente lembrada e valorizada", complementou.
A diretora da unidade Jornais do GRPCOM, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, também relembra a convivência com o publicitário. “Desde pequena, o nome do Rogério Florenzano fez parte da minha vida e de toda nossa família. Ele e meu pai tiveram uma relação muito próxima por mais de 40 anos e eram dois apaixonados pela comunicação", relembrou.
"Não tenho dúvidas que os excepcionais resultados comerciais da Gazeta do Povo são graças ao trabalho, relacionamento e criatividade dele. Além disso, Rogério era um excepcional ser humano, pai de família e amigo para qualquer hora. Vai fazer falta”.
Diretora da unidade Jornais do GRPCOM, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola
Rogério Florenzano participou da mudança no formato de jornais do Grupo Paulo Pimentel
Rogério Florenzano trabalhou também por alguns anos nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, tendo participado da mudança de formato do jornal do standard para o formato berliner. “Com muita honra fui para o Grupo Paulo Pimentel. Fizemos muitas coisas. Doutor Paulo era uma pessoa inovadora, tinha uma bela sede, boas máquinas, uma bela redação, dois belos jornais. A Tribuna talvez fosse meu maior concorrente na época de Gazeta. Era um ambiente delicioso”, disse Rogério Florenzano ao portal Memórias Paraná.
Recentemente, comandava a Redepar, que representava vários jornais do Paraná na venda de publicidade.
Rafael Tavares, diretor de jornalismo da Tribuna do Paraná, lembra com saudade do amigo. “Rogério foi, seguramente, o profissional de propaganda mais importante da história dos jornais paranaenses. Deixou importante legado como diretor comercial da Tribuna”, disse. “Ele foi um dos responsáveis por trazer inovações comerciais para a Tribuna e O Estado, além de participar do início da reformulação e reposicionamento dos jornais naquela época”, completou.
Velório será nesta sexta-feira (30)
Nesta sexta-feira (30), o velório de Rogério Florenzano acontecerá na Capela Vaticano, Sala Ônix, na capital paranaense, das 9h às 13h30, localizada na Rua Desembargador Hugo Simas, 26, bairro Bom Retiro.
Secom do Paraná lamenta morte do publicitário Rogério Florenzano
A Secretaria de Comunicação do Paraná (Secom) se manifestou publicamente sobre a morte do publicitário Rogério Florenzano. Confira a íntegra do texto, assinado pelo secretário Cleber Mata.
"Rogério era um defensor intransigente do jornal impresso. Ele atuou com profissionalismo em jornais como Diário do Paraná, Gazeta do Povo e na editora O Estado do Paraná. Nas visitas que fez a Secom-PR, Rogério sempre demonstrou paixão pela Comunicação, admiração pela imprensa livre e entusiasmo em representar diversos veículos do interior do Estado. Sua trajetória brilhante contribui definitivamente para o fortalecimento da Comunicação no Estado do Paraná. Florenzano deixará saudades. O Paraná perde um publicitário apaixonado pela profissão e eu perco um conselheiro e amigo, que nos ajudava a balizar nossas ações. Aos amigos e familiares os meus sentimentos".
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião