Um dos fundadores do Hospital Erasto Gaertner (HEG), Benedito Valdecir de Oliveira, faleceu aos 82 anos, por causas naturais. O hospital divulgou a notícia nesta terça-feira (20). O médico cirurgião oncológico foi referência no avanço do tratamento do câncer no estado do Paraná e no Brasil.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O corpo do médico foi velado nesta quinta-feira (21) na capela 4 do Cemitério Iguaçu, onde foi realizado o sepultamento, às 14h.
O cirurgião nasceu em Bernardino de Campos (SP) e se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1968. Oliveirase especializou em cancerologia e em cirurgia de cabeça e pescoço, se tornando membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Em 1972, começou sua atuação em oncologia, participando da inauguração do Hospital Erasto Gaertner ao lado dos médicos Sérgio Hatscbach, Massakazu Kato e Marcos Montenegro.
"Conheci o Benedito na faculdade de medicina. A nossa decisão de atuar na oncologia surgiu ainda como estudantes. Atendemos pacientes muito necessitados, que precisavam de acolhimento. Foi um encontro que a medicina proporcionou, no momento certo, para cumprir a missão da oncologia no Paraná. Tinha grande poder de líder, de agregar equipes, uniu o grupo e colocou em prática o planejamento do professor Erasto Gaertner. Por esse motivo, o Benedito foi um expoente. Neste momento só agradeço a oportunidade de ter convivido com esse grande profissional e amigo de um tempo muito importante da minha vida", afirmou Sérgio Hatschbach, médico do Serviço de Ginecologia e Mama, do HEG.
Como forma de homenagem ao médico, o Conselho de Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e a Superintendência do hospital decretaram luto oficial de sete dias em toda a instituição. “A ciência está nos livros, mas o caráter é forjado pelo exemplo. Tive grandes exemplos em minha vida pessoal e profissional. Hoje, partiu o Dr. Benedito, influenciador de gerações de médicos no Paraná e no Brasil. Me ensinou a ser disciplinado e organizado. Me ensinou a respeitar o paciente não importando se de origem humilde ou de posses. Que missão gloriosa teve este grande cirurgião”, disse o diretor clínico do hospital Erasto Gaertner, José Clemente Linhares.
- Rede Feminina de Combate ao Câncer celebra 70 anos com jantar e novo projeto
- Grupo Erasto Gaertner conquista certificação internacional de sustentabilidade
- Em 65 anos de história, Hospital Cajuru atendeu mais de 1 milhão de pacientes
- Famílias mudam de estado para fazer tratamento de saúde dos filhos em Curitiba
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná