Faleceu neste sábado (30), aos 94 anos, o advogado Newton José de Sisti. Nascido em Erechim (RS), formou-se em Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1956, no estado onde construiu toda a carreira. Assumiu pela primeira vez o cargo de conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na seccional paranaense em 1964 e, em 1º de fevereiro de 1979, tomou posse como presidente da OAB Paraná, onde atuou até 1981. Sisti também foi advogado da Gazeta do Povo.
A OAB Paraná lamentou o falecimento de Sisti e o classificou como "ferrenho defensor da Ordem e da democracia". A presidente da instituição, Marilena Winter, ressaltou que a advocacia paranaense está de luto. “Perdemos um grande advogado, um excepcional dirigente de Ordem, mas, acima de tudo, um ser humano raro. Sensível, humilde, cordial, amigo de todos. Dr. Newton frequentava a OAB distribuindo simpatia e admirável disposição. Advogado honrado, exemplo de conduta. A advocacia paranaense está de luto. Que descanse em Paz, sua missão foi cumprida com louvor".
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) também manifestou pesar. “Com profunda consternação, recebemos a notícia do falecimento do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná, o ilustre e ético advogado Newton José de Sisti. Manifestamos nossa solidariedade à advocacia paranaense e, em especial, à família enlutada, por esta perda irreparável. Que Deus, em sua infinita misericórdia, o acolha na Casa Celestial, proporcionando conforto e paz a todos os que sofrem com sua partida”, disse o presidente do TJPR, Luiz Fernando Tomasi Keppen.
Honraria máxima e homenagens
Em 2012, Sisti foi homenageado com a honraria máxima concedida pela OAB. A medalha José Rodrigues Vieira Netto é destinada aos que se destacam no exercício da advocacia. Já em dezembro de 2019, no aniversário de 90 anos de Sisti, ele foi homenageado por membros natos e honorários vitalícios da seccional, que entregaram uma láurea em reconhecimento pelos serviços prestados à OAB e à advocacia.
Em setembro deste ano, o advogado ainda foi homenageado pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) com a Medalha Pamphilo D’Assumpção, mas não pode comparecer, sendo assim representado pela filha, Danielle de Sisti.
O velório será na Capela Vaticano e o sepultamento está marcado para amanhã, segunda-feira (2), no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré (PR).
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná