Além de Manaus, hospitais de Curitiba também receberam pacientes com Covid-19 de Rondônia.| Foto: Prefeitura de Curitiba
Ouça este conteúdo

Morreu nesta terça-feira (2) um dos 17 pacientes com Covid-19 transferidos na semana passada de Manaus para a rede municipal de saúde de Curitiba. O homem de 48 anos tinha comorbidades e deu entrada no Hospital Vitória já bastante debilitado. Ele teve que ser entubado ainda na pista do Aeroporto Afonso Pena quando chegou com os outros pacientes em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

CARREGANDO :)

Além dos pacientes de Manaus, cujo sistema de saúde colapsou com falta de leitos e de oxigênio, Curitiba recebeu também 13 pacientes com coronavírus de Rondônia nesta terça-feira (26). Do total de 30 leitos oferecidos pela prefeitura a pacientes do Norte do Brasil, 20 são no Hospital Vitória e 10 no Instituto de Medicina do Paraná, administrado pela Santa Casa. Cinco pacientes de Rondônia já receberam alta. Já dos pacientes de Manaus, quatro devem receber alta quarta-feira (3).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Além dos pacientes internados na rede municipal da capital, outros 31 pacientes com Covid-19 de Manaus estão internados no Hospital do Rocio em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Neste caso, as vagas foram oferecidas pelo governo do estado. A Secretaria Estadual de Saúde também chegou a oferecer 25 leitos de UTI neonatal para bebês recém nascidos de Manaus, mas até agora essas vagas não foram ocupadas.

Exames da Fiocruz vão detectar se houve chegada de nova cepa

A prefeitura de Curitiba ainda aguarda o resultado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do exame de nove pessoas que vieram de Manaus por conta própria em janeiro. Todos esses pacientes deram positivo para Covid-19, entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde quer saber se eles foram infectados com a nova variante do coronavírus detectada no Amazonas, que é mais transmissível.

As amostras foram encaminhados para o sequenciamento genético na Fiocruz no Rio de Janeiro há mais de dez dias, mas até agora não saíram os resultados.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]