A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) monitora desde a noite de quarta-feira (26) mais um caso suspeito de coronavírus no Paraná. A paciente é uma mulher de 29 anos da cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que esteve recentemente na Itália – país que mais concentra casos de coronavírus na Europa, com 12 mortes, e de onde veio o paciente de 61 anos de São Paulo confirmado como o primeiro caso da doença no Brasil.
De acordo com a Sesa, a mulher buscou atendimento em um hospital particular no último domingo (23) após ficar na Itália entre 12 e 16 de fevereiro. Ela apresentava sintomas clínicos que podem corresponder ao novo coronavírus: febre, dor de garganta e de cabeça.
Inscreva-se para receber notícias do Paraná pelo WhatsApp
A paciente está em isolamento domiciliar, sendo acompanhada por uma equipe de saúde. Além disso, foi coletado material para exame no Laboratório Central do Estado (Lacen), cujo resultado deve sair até o fim de semana. Se não for confirmada a infecção pelo Lacen, a prova será encaminhada para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, para avaliação definitiva.
Esse é o segundo caso suspeito de coronavírus investigado no Paraná nesta semana. Quarta-feira, a secretaria de Saúde descartou a contaminação de um homem de 50 anos de Guaíra, no Oeste do estado, que também esteve recentemente na Itália.
Em Ponta Grossa, um outro caso suspeito da doença já havia sido descartado após exames da Fiocruz - um menino de 7 anos que esteve no sul da China, em janeiro.
Além desses casos, já foram investigadas e descartadas pelo menos outras duas notificações de Coronavírus no Paraná, ambas de Curitiba, envolvendo pessoas que voltaram da China. Houve outro caso suspeito, que não chegou a ser notificado, de um tripulante de navio tratado por febre, em Paranaguá, no final de janeiro.
Reforma tributária pode aumentar impostos e tirar competitividade de pequenas empresas
Diário de soldado norte-coreano traz táticas macabras da guerra na Ucrânia
Resolução pró-aborto é ilegal e inconstitucional, afirma associação de juízes
Frases da Semana: “Eu sou um amante da democracia, não sou marido”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião