Para reduzir os riscos de contaminação por coronavírus na ceia de Natal deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba publicou uma série de orientações para que as famílias sigam. A principal delas é para que o encontro famíliar seja com o menor número possível de pessoas.
Receba as principais notícias do Paraná em seu WhatsApp
Ou seja, nada de aglomeração, pois como disse à Gazeta do Povo o secretário estadual de Saúde do Paraná, o médico Beto Preto, aglomeração não ocorre só na balada e em barzinho: ela pode acontecer na sala da própria casa, com poucas pessoas, se elas não estiverem se cuidando.
Confira abaixo as orientações da prefeitura para que o Natal de 2020 seja um encontro de esperança, e não um encontro de despedida:
Quantidade de pessoas
Evite convidar muita gente para passar o Natal na sua casa. Restrinja a lista a pessoas do convívio diário ou do núcleo familiar mais próximo e restrito. Se alguém estiver com sintomas de crise respiratória, como dificuldade de respirar, febre, dor de cabeça, dor de garganta ou coriza, nem pensar em passar o Natal com os outros. Neste caso, mantenha-se isolado em casa e informe a Central Covid-19 pelo telefone (41) 3350-9000 para ser acompanhado.
Distanciamento social e máscara
Assim como em qualquer ambiente, a ceia de Natal deve respeitar o distanciamento social de 1,5 m entre cada pessoa e todos devem usar máscara, mesmo sendo parentes próximos. A máscara só deve ser retirada no momento da ceia. E mesmo assim, o ideal é que cada pessoa se alimente respeitando a distância de 1,5 m uma da outra. Aperto de mão, beijos e abraços devem ser evitados. Opte pelo cumprimento com os cotovelos.
Local arejado
Opte por fazer a ceia em um local arejada. No caso de casas, botar a mesa no quintal, com ambiente a céu aberto, é uma boa opção. Mantenha as portas e janelas abertas ao longo de todo o encontro para que o ar fique arejado.
Álcool gel
Disponibilize álcool gel para todos os convidados. Se for possível, em mais de um ambiente, mas principalmente na mesa onde será a ceia de Natal. Antes de se alimentar, todos devem higienizar as mãos.
Copos, pratos e talheres
Ninguém deve compartilhar copos, pratos e talheres durante a ceia de Natal. Ao arrumar a mesa, só disponibilize esses utensílios no momento de servir a comida. Ao ser servir, o ideal é que cada pessoa mantenha a máscara no rosto para não contaminar o alimento.
Papai Noel
Caso a família opte pela visita de um Papai Noel para simbolizar o Natal, ele deve estar de máscara o tempo todo e higienizar as mãos constantemente. E atenção: contato do Papai Noel com as crianças e outros familiares não são recomendáveis. Mesmo sendo o Bom Velhinho, melhor manter a distância de 1,5 m para evitar o coronavírus.
Depois da ceia
Se alguém que compareceu à ceia de Natal apresentar sintomas de Covid-19 deve se isolar imediatamente e avisar as outras pessoas que estavam no encontro. Além disso, deve entrar em contato imediatamente com a Central Covid-19 da prefeitura pelo telefone (41) 3350-9000 para ter acompanhamento médico. O nome das pessoas que estavam na ceia neste caso terão de ser informados à autoridade de saúde. Assim, a prefeitura poderá acompanhar se cada uma delas se infectou ou não.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião