| Foto: Divulgação / Fiep
Ouça este conteúdo

O nível de otimismo do setor industrial no Paraná caiu em julho em comparação com o mês anterior. O dado faz parte de uma pesquisa da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o levantamento, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu de 59,2 pontos em junho para 55,8 neste mês.

CARREGANDO :)

Para o economista da Fiep, Thiago Quadros, a queda pode ser explicada por fatores subjetivos, como o índice de expectativas futuras para o setor, e por outros pontos mais concretos, como indicadores das indústrias de transformação e da construção civil. “Na indústria da construção, a falta de insumos e matérias-primas é um problema real que vem se estendendo desde o início da pandemia, deixando o empresário preocupado”, avaliou.

Para o economista, o impacto negativo verificado no Paraná é comum a todas as regiões do país. Um dos reflexos diretos da queda no otimismo é o impacto econômico causado pela saída dos investidores estrangeiros em direção a mercados tidos como mais seguros que o Brasil. “A inflação alta tanto para o consumidor quanto para o produtor, desemprego em patamares elevados, reduzindo o consumo das famílias, e a política monetária que impõe altas taxas de juros e encarece o crédito para as empresas afeta todos os setores da economia”, comentou.

Publicidade