Em comparação com o eleitorado de 2020, a Justiça Eleitoral do Paraná registrou até o momento um aumento de 134% nas inscrições de pessoas com idades entre 17 anos e 15 anos (e que completam 16 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno da eleição), para quem o voto é facultativo. Em 2020, no Paraná, 36.725 pessoas de 16 e 17 anos estavam aptas a votar. Já em 2022, o número aumentou para 86.128 eleitores, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (2) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Mas, o número total de pessoas nessa faixa etária aptas a votar nas eleições de 2022 vai aumentar ainda mais, já que pedidos de primeiro título feitos recentemente ainda estão sendo analisados. Além disso, o prazo para se cadastrar na Justiça Eleitoral segue até quarta-feira (4).
Em todo o Paraná, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2022, existem em torno de 310 mil pessoas de 16 a 17 anos.
Prazo termina nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (4), termina o prazo para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas eleições de 2022. O cadastro eleitoral fecha 150 dias antes da votação e só reabre em novembro. Somente nesta segunda-feira (2), em Curitiba, foram realizados 1.927 atendimentos, 1.201 de forma presencial e 726 pela internet. Nesta terça-feira (3), levantamento parcial aponta para 2.004 eleitores atendidos presencialmente na capital.
Tudo pode ser feito pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados, regularização de título cancelado e pagamento de multa. Na tarde de segunda-feira (2), contudo, por conta do alto número de acessos para regularização do título de eleitor, sites da Justiça Eleitoral em todo país apresentaram instabilidade.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião