Embarcações devem deixar de fazer a travessia na Baía de Guaratuba quando a nova ponte for concluída.| Foto: Divulgação / DER-PR
Ouça este conteúdo

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou nesta quinta-feira (4) o edital de licitação para contratar uma nova empresa na operação da travessia do ferry boat de Guaratuba, no Litoral do Estado. O contrato valerá por 25 meses e tem valor inicial previsto em R$ 132 milhões. A concessão poderá ser renovada até que seja concluída a obra da Ponte de Guaratuba, que passará a ser a principal ligação com Matinhos.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A abertura das propostas está marcada para o próximo dia 23 de maio, e a disputa de preços deve ser feita no portal eletrônico de compras do Governo Federal. À vencedora caberá o fornecimento do serviço de transporte, além da manutenção das embarcações e das instalações de embarque. Além disso, a empresa precisará fornecer até três conjuntos de balsa e rebocador, ou ferry boat, para operar a travessia.

Publicidade

A capacidade mínima da empresa, somada às embarcações de propriedade do DER-PR, devem possibilitar uma capacidade total simultânea de 360 veículos de passeio, divididos em seis conjuntos de balsa e rebocador ou ferry boats. O edital prevê que não devem ser utilizadas embarcações com capacidade inferior a 60 veículos, o que segundo o DER-PR deve minimizar a possibilidade de filas no embarque da travessia.

Contratação emergencial cumpriu o objetivo

“A travessia da Baía de Guaratuba é um serviço essencial e indispensável para os moradores e visitantes do município e região, não devendo ficar parada um único momento, enquanto trabalhamos na Ponte de Guaratuba. Esse novo edital atende essa necessidade de deslocamento, e também o prazo mais curto de operação, uma vez que nossa previsão é de concluir a ponte em 2025”, comentou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Para Fernando Furiatti, diretor-geral do DER-PR, a contratação emergencial atual, realizada no ano passado, cumpriu seu propósito. Na avaliação dele, a travessia hoje ocorre com pequenas filas e embarcações em boas condições de conservação. “Agora estamos no momento de fazer uma contratação, por meio de processo licitatório, capaz de manter e melhorar a prestação de serviços pelos próximos dois anos, até a conclusão da nova ponte de Guaratuba”, complementou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Veja Também: