
Os governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), assinaram na quarta-feira (19) um acordo de cooperação técnica para implantação do Corredor Oeste de Exportação, novo ramal ferroviário que vai ligar a cidade sul-matogrossense de Maracaju ao Porto de Paranaguá.
Receba as principais informações do Paraná pelo WhatsApp
O projeto prevê a implantação de uma nova malha ferroviária de até 1.371 quilômetros de extensão, dividida em quatro etapas: construção de uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (Oeste do Paraná); revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel a Guarapuava; construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá; e um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
Durante o encontro entre os governadores, também foi firmado o contrato com a empresa TPF Engenharia para execução dos Estudos de Viabilidade Técnico-operacional, Econômico-Financeira, Ambiental e Jurídica (EVTEA), que devem ser concluídos em, no máximo, um ano. Até setembro, o governo do Paraná também assinará a contratação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), documentos necessários para execução do projeto.
A proposta do governo paranaense é abrir a concessão do projeto para a iniciativa privada. Em junho, a Ferroeste foi qualificada para integrar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, atendendo a um pedido feito pelo Paraná. A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão na Bolsa de Valores até novembro de 2021. O modelo de concessão (total ou parcial) está sendo discutido pelo grupo de trabalho que elabora o Plano Estadual Ferroviário do Paraná, instituído no mês passado pelo governador Ratinho Junior.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião