A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou, nesta sexta-feira (13), o primeiro caso da variante Lambda (C.37) do coronavírus no Paraná. A nova cepa teve origem no Peru e foi identificada após o sequenciamento genômico de uma amostra enviada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) para ser analisada pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.
A paciente é uma mulher de Londrina, que não apresenta comorbidades. Ela ainda não foi vacinada, e coletou exames no dia 9 de julho após ter apresentado sintomas de Covid-19 no dia 5 do mesmo mês. A Sesa informa que a paciente não chegou a ser internada, e que teve apenas sintomas leves da doença.
O lote de amostras analisadas trouxe também a confirmação de mais dois casos de infecção da variante Delta. Um dos casos foi registrado em outra paciente de Londrina, que apresentou sintomas em 4 de julho; o outro é de um paciente de Cascavel, que fez o exame RT-PCR no dia 13 de julho e que ainda não foi vacinado. Agora já são 56 casos confirmados e 18 óbitos provocado pela cepa Delta, que foi reconhecida como em transmissão comunitária pela Sesa.
Ação da AGU contra Brasil Paralelo inaugura nova rota de perseguição à imprensa
Trump promete tarifaço nesta quarta: veja o que já está em vigor e o que foi adiado
Parlamentares brasileiros vão na contramão de Trump e discutem fim da reeleição
Falta asfalto, sobra violência: conheça o feudo eleitoral da família de Hugo Motta