Veículos de turismo que chegarem a Guaratuba, por ferry boat ou rodovia, precisam pagar uma taxa de permanência| Foto: Arquivo Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O edital da nova concessão para explorar a travessia entre Caiobá e Guaratuba pelo sistema de ferry-boat deve ser publicado em breve. Após prorrogar o contrato por um ano com a empresa Travessia de Guaratuba S/A (do grupo F. Andreis) em abril do ano passado por falta de tempo hábil para elaborar o novo processo licitatório, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) confirmou que o termo de referência e o modelo da minuta de contrato da nova concessão já foram elaborados.

CARREGANDO :)

O novo edital prevê um prazo de concessão de 10 anos e incluirá cláusulas que levam em conta a possibilidade da construção da ponte de Guaratuba. Em reportagem publicada na última sexta-feira (24) na Gazeta do Povo, o secretário da Infraestrutura e Logística de Ratinho Junior (PSD), Sandro Alex de Oliveira, afirmou que o governo está com o licenciamento ambiental e o projeto executivo da ponte Caiobá-Guaratuba prontos e que neste ano quer lançar "talvez em formato de regime diferenciado de contratação, o edital para a construção".

Segundo o DER-PR, "o edital incluirá inovações tecnológicas que irão melhorar a segurança e o conforto tanto dos usuários quanto dos funcionários da travessia, além de prever melhorias ambientais e novas oportunidades comerciais, entre outras". Em junho passado a pasta realizou uma audiência pública em Guaratuba para apresentar a proposta da concessão e acolheu sugestões para a modernização do serviço.

Publicidade

Os documentos da nova concessão já foram analisados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), que informou ter recomendado os ajustes necessários – em abril do ano passado, a Agepar determinou que o DER-PR elaborasse o novo edital em 180 dias.

No momento a documentação está em análise na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e depois deve passar pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) antes da continuidade do processo licitatório.

Isenção

O DER-PR garante que o novo edital atenderá ao que estabelece a lei estadual 15.749/07, que isenta do pagamento da taxa para travessia do ferry-boat de Guaratuba todos os veículos emplacados e pertencentes a proprietários residentes no município, uma vez por dia, ida e volta para cada veículo. Sobre o futuro preço (hoje de R$ 7,10 para automóveis), ainda não há detalhes.

Ferry-boat

O transporte por meio do ferry-boat na baía de Guaratuba, que dá acesso ao balneário de Caiobá, é utilizado desde 1960. Antes só era possível chegar ao local pela PR-412, via Garuva (SC). O atual contrato de concessão foi assinado em 2009 e prorrogado no ano passado.