O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná definiu nesta sexta-feira (28) uma nova lista sêxtupla para a vaga aberta de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) reservada à classe dos advogados – o chamado Quinto Constitucional. No total, 23 advogados se inscreveram para disputar um espaço na lista.
Na relação de seis nomes da OAB, quatro são mulheres. São eles: André Viana da Cruz, Ana Claudia Finger, Mariantonieta Pailo Ferraz, Alexandre Salomão, Renata Ceschin Melfi de Macedo e Luciana Carneiro de Lara. Atualmente, das 130 cadeiras de desembargador existentes no TJ paranaense, apenas 18 são ocupadas por mulheres.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
A vaga foi aberta a partir da aposentadoria da desembargadora Rosana Fachin, em julho último. Ela atuou como advogada por 18 anos, iniciando a carreira na magistratura em 1999, em vaga do Quinto Constitucional destinada à OAB.
A relação de nomes da OAB será agora enviada ao TJ, que na sequência elabora uma lista tríplice para ser encaminhada ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a quem cabe a escolha final.
Na última segunda-feira (24), Ratinho Junior escolheu o advogado Andrei Rech para uma cadeira de desembargador do TJ também reservada à OAB. Rech atuava como diretor jurídico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desde janeiro de 2019.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná