A instalação de três Tribunais Regionais Federais (TRFs) está prevista na Constituição Federal desde junho de 2013, após aprovação de uma emenda nas duas casas do Congresso Nacional. Apesar de os novos TRFs visarem fortalecer a segunda instância no atendimento da alta demanda de processos que congestionam o judiciário brasileiro, a instalação não saiu do papel até o momento por causa de uma liminar do Supremo.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A emenda constitucional foi suspensa por uma decisão monocrática do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, no mês seguinte à aprovação da . Desde então, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) está parada no STF sob a relatoria do ministro Luiz Fux, sem previsão de ser apreciada pelo plenário do Supremo, presidido atualmente por Luís Roberto Barroso.
Diante da repercussão do assunto e do atual cenário judicial no Brasil, a Gazeta do Povo quer saber sua opinião: Você é a favor da criação de novos tribunais regionais, previstos há 10 anos por uma emenda constitucional? Participe, votando na nossa enquete, logo abaixo.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná