Após a publicação de novas normas de orientação estabelecidas pelo governo estadual, no dia 22 de maio, shoppings e algumas academias de Curitiba já reabriram e tentam retomar suas atividades, mesmo que de forma restrita para evitar a proliferação do novo coronavírus. A própria Secretaria da Saúde admite que a “permissão” não é definitiva e, caso as contaminações aumentem, as medidas de flexibilização serão reavaliadas. Serão realizadas também análises regulares da situação epidemiológica do estado. “No final da primeira quinzena de junho vamos pensar nas medidas. Se vamos continuar testando e bloqueando ou se é o caso de aumentar as restrições de mobilidade das pessoas”, explicou o secretário Beto Preto, durante sessão plenária realizada no dia 1º de junho na Assembleia Legislativa.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Além das medidas obrigatórias instituídas pelo poder público, como limitação do horário de funcionamento – no caso dos shoppings entre 12h e 20h -uso de máscaras por parte dos colaboradores e frequentadores, disponibilização de álcool em gel, limitação no número de pessoas e distanciamento social obrigatório, os estabelecimentos tomaram precauções extras para garantir o mínimo das atividades de maneira prudente.
Confirma abaixo algumas açõesadotadas pelos estabelecimentos da capital:
ParkShopping Barigüi
O ParkShopping Barigüi reabriu suas operações ao público com horário de funcionamento reduzido das 12h às 20h, todos os dias da semana. A administração do shopping, as lojas e as operações gastronômicas adotaram todas as medidas preventivas exigidas pelas autoridades de saúde para retornar ao atendimento dos clientes e consumidores, seguindo também as orientações da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) para o processo de reabertura.
A administração realizou ainda a contratação de um médico-infectologista para auxiliar, instruir e preparar toda a equipe e operacional do shopping para o cumprimento dos protocolos de segurança, bem como reforçar e aferir que todas as medidas de higiene sejam aplicadas corretamente.
As cancelas de acesso passaram a funcionar com sistema de aproximação sem a necessidade de se apertar botões. Está sendo realizado o controle automatizado do acesso de clientes por meio do sistema de monitoramento por câmeras, a aferição de temperatura das pessoas que ingressarem no shopping e a instalação de tapetes sanitizantes em todas as entradas para higienização dos solados dos sapatos. Houve também uma orientação a todos os lojistas para intensificar a limpeza e higienização das suas operações, especialmente as áreas de contato das mãos, como balcões, intensificação dos cuidados com a ventilação interna do shopping para garantir a constante renovação do ar e a suspensão temporária de todo e qualquer evento para não estimular aglomeração de pessoas.
De acordo com o estabelecimento, a primeira semana de reabertura foi tranquila, com movimento moderado de clientes e algumas operações ainda se preparando para abrir. “O movimento de clientes vai acompanhar esse processo (de reabertura) e acreditamos que cresça um pouco mais agora em junho, à medida que as pessoas se sintam seguras, sempre respeitando a capacidade do shopping nesse momento”, afirmou Jacqueline Lemos, superintende do ParkShopping Barigüi.
Shoppings Curitiba e Estação
A BRMalls, administradora dos shoppings Curitiba e Estação, afirma ter implementado um rigoroso protocolo de segurança sanitária. As medidas incluem a utilização de câmeras com sensores infravermelho que identificam se uma ou mais pessoas estão com febre, acionamento automático da cancela de estacionamento, sem necessidade de contato físico para retirada do cartão, higienização de todas as áreas com quartenário de amônia, construção de pias na praça de alimentação e nas docas para facilitar a higienização dos consumidores e funcionários. O shopping Estação instalou também tapetes de desinfecção e higienização de calçados.
De acordo com a administradora, o retorno dos clientes tem sido gradual. “Os shoppings estão confiantes de que aos poucos, com cada um fazendo sua parte nos cuidados com a higienização, irão ter uma melhora progressiva no movimento e nas vendas”, diz em nota.
Shopping Mueller
Diariamente, antes da abertura do shopping, são utilizados atomizadores sanitizantes com efeito bactericida nos locais com maior fluxo de pessoas, como entradas, banheiros e praça de alimentação. Antes de acessar o estabelecimento, todos os colaboradores, lojistas e clientes têm a temperatura corporal medida. Houve também a ampliação dos cuidados com o sistema de ar-condicionado, com a utilização de pastilhas bactericidas, mantendo uma temperatura confortável e maior renovação do ar. Já os colaboradores do shopping que estão no chamado grupo de risco estão com a suas atividades em home office e em isolamento social.
De acordo com Daniela Baruch, superintendente do Shopping Mueller, desde a reabertura o fluxo de pessoas tem aumentado gradativamente. “Percebemos que muitos estão se adaptando a este novo normal, buscando manter a rotina e conviver com esta nova realidade”, diz.
Shopping Crystal
O Crystal montou um plano de contingência para o controle da Covid-19 baseado nas normativas da Secretaria da Saúde, limitando o número de quatro pessoas por estabelecimento, regulando também o uso de elevadores para pessoas com limitações físicas e para o transporte de cargas. Foram espalhados sinalizadores e placas com identificação sobre as medidas de proteção em todo o espaço e feita a retirada do mobiliário nas áreas comuns. A equipe do shopping também passou por um treinamento para adotar as novas regras. A prova de vestimentas e produtos cosméticos e de higiene pessoal também fica suspensa. Está sendo realizada ainda a medição da temperatura dos frequentadores do shopping.
Pátio Batel
O Pátio Batel afirmou que vem cumprindo todas as medidas estabelecidas pelo governo estadual. Além disto, uma medida extra que adotou foi a higienização dos calçados e aferição de temperatura na entrada do shopping. “A reabertura foi recente e o Pátio Batel está recebendo de forma segura aqueles clientes que já se sentem confortáveis em nos visitar. O shopping continua operando com sistema de drive thru, o que tem sido uma excelente opção para clientes que sentem mais confortáveis em continuar comprando de forma remota e retirando sem sair do carro”, diz em nota.
Shopping Palladium
O Palladium diz que está seguindo todas as recomendações da Secretaria da Saúde, como aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara, controle de entrada e saída de clientes, sinalização para manter o distanciamento social, inclusive dentro das lojas, e ampliação da limpeza e cuidado com sistema de ar-condicionado e maior renovação do ar. O shopping mantém ainda o sistema de entrega via delivery e drive-thru. Com relação ao movimento, o estabelecimento diz que o retorno está sendo positivo por parte dos frequentadores. Em uma semana a retomada de visitantes foi de 40%.
Shopping Jardim das Américas
O empreendimento instalou marcadores de distanciamento em suas dependências para garantir uma separação segura entre os frequentadores. Também foram disponibilizados vários dispensers de álcool em gel ao longo dos corredores, ao alcance e à disposição de funcionários e clientes. Além disso, o drive-thru que começou como uma ação pelo Dia das Mães continua operante.
Jockey Plaza Shopping
Foram instalados tapetes de desinfecção para higienização dos calçados com solução sanitizante nas entradas, onde é também realizada a medição da temperatura corporal dos clientes e funcionários nas entradas e acessos dos estacionamentos. As portas de acesso permanecem abertas permanentemente. O ar-condicionado está sendo renovado em 100% a cada 11 minutos, com alteração do sistema de funcionamento, insuflando o ar externo e retirando o ar interno. Foi proibida também a prova de vestimentas em geral, acessórios, bijuterias, calçados, prova de produtos cosméticos e produtos de higiene pessoal. O shopping já possui ticket de estacionamento descartável, o que evita contágio entre diferentes usuários.
Ventura Shopping
O Ventura Shopping adotou uma redução do número de vagas no estacionamento para incentivar o distanciamento social. Foi realizada ainda a reconfiguração da praça de alimentação, assim como a suspensão do buffet em restaurantes. O shopping também mantém o sistema de entrega via delivery e drive-thru. Com relação ao movimento, a administração acredita que a retomada dos clientes aos shoppings será gradual. Porém, na primeira semana de abertura, a visitação dos clientes está 50% abaixo da média e os lojistas sentem a dificuldade de manter as vendas, mesmo com a continuidade de delivery e drive-thru, diz a administração.
Academia Corpus
Todos os frequentadores que estiverem retornando às atividades passarão por uma triagem através de uma consulta com um médico contratado pela academia, onde também receberão orientações sobre sintomas de alerta e cuidados dentro da academia. “Queremos deixar nossos alunos e colaboradores tranquilos e seguros. Para isso teremos procedimentos que vão além do protocolo dos órgãos de saúde. Cada aluno ao entrar na academia terá a temperatura aferida e caso apresente temperatura febril ou subfebril será orientado pela equipe”, explica o proprietário da Corpus, Anderson Lorenzatto.
Academia Swimex
Para controlar o número de alunos e evitar a aglomeração de pessoas, a academia Swimex adotou uma plataforma de agendamentos no site, onde o aluno pode escolher o horário que vai treinar tanto na musculação quanto na natação.O sistema exibe o número de vagas disponíveis, o que facilita para o aluno ver qual horário está mais tranquilo para aqueles que ainda se sentem inseguros em retomar as atividades. “Como temos uma área grande, conseguimos acomodar com segurança 60 pessoas treinando por horário entre os ambientes de musculação e área de cárdio”, diz a Fabiane Zardo, responsável pelo marketing. Cada treino tem o limite de até 1 hora de duração por dia e, no momento do agendamento, o aluno deverá indicar a presença de seu personal trainer para que o limite de vagas seja preenchido corretamente. Ainda segundo ela, o fluxo de clientes superou as expectativas para a primeira semana de reabertura. “Estamos muito felizes em rever nossos clientes e em ver o quanto eles estão satisfeitos em poder retomar as atividades”, diz.
Academia Bodytech
A academia Bodytech do Shopping Crystal reabriu no primeiro dia de junho. De acordo com a assessoria de imprensa do estabelecimento, no segundo dia de abertura após o período de isolamento social foi registrado um retorno de 40% dos alunos. Para garantir a segurança dos frequentadores, a academia afirma ter adotado uma série de medidas, entre elas a suspensão da identificação por biometria, proibição do uso do celular durante os treinos, desativação de bebedouros, fechamento de vestiários. As aulas coletivas também tiverem o horário reduzido e alguns equipamentos aeróbicos foram desligados para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metros.
Academia Cia Athletica
A academia Cia Athletica deve reabrir no dia 15 de junho. Para se adaptar às novas condições, foram realizados investimentos em torno de R$ 100 mil. A entrada de alunos, que antes era feita por sistema biométrico, agora passa a ser por sistema facial. Também houve um reforço na nebulização dos ambientes, que será feito três vezes ao dia nas áreas comuns, musculação e após cada aula coletiva, como ginástica. Também foram incorporados na entrada três carpetes para limpeza, higienização e secagem dos calçados, para ajudar a garantir a limpeza dos ambientes internos.Um termômetro medirá a temperatura corporal dos alunos à distância. A expectativa da empresa é de um retorno de aproximadamente 40% dos alunos.
Studio Massan e We Play Academia
As academias Studio Massan e We Play Academia reabriram suas operações ao público no dia 27 de maio. A administração, que é a mesma nos dois estabelecimentos, adotou rígidas normas e medidas preventivas exigidas pelas autoridades de saúde para retomar o atendimento dos alunos.
Dentre as medidas adotadas, destaca-se a necessidade de agendamento prévio para realização dos treinos através dos canais de telefone e aplicativo, bem como a criação de um grupo privado em uma plataforma online que transmite ao vivo todas as aulas da academia.
Também foi vedada a realização de atividades que gerem contato físico entre os praticantes ou entre estes e os instrutores. Os tapetes de entrada foram umidificados com hipoclorito de sódio e a limpeza dos pés de alunos e colaboradores é obrigatória.
Segundo a administração, a primeira semana de reabertura foi tranquila, com movimento mediano. “Considerando que abrimos efetivamente há uma semana, estamos com aproximadamente 40% dos planos ativos. Acredito que agora em junho a presença dos alunos tende a aumentar aos poucos, pois eles têm notado as medidas de segurança e higiene que estamos adotando e começam a se sentir mais seguros”, diz a proprietária Marcia Massan.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião