A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (14) o oitavo caso da variante delta no Estado, que é uma cepa considerada de atenção. Trata-se de uma mulher, de 46 anos, moradora de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ela morreu em 18 de junho. Como os sete anteriores, este caso da variante B.1.617.2 também foi confirmado por sequenciamento genômico realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
A mulher de SJP apresentou sintomas de Covid-19 em 15 de junho, realizou RT-PCR no dia 16 de junho, foi internada, mas, não resistiu, e foi a óbito no dia 18 de junho. Com esse novo caso, são quatro óbitos confirmados de contaminados pela variante. A Regional Metropolitana de Saúde, ligada à Sesa, fará uma investigação epidemiológica dos contatos. Mas, segundo a pasta, ainda não há transmissão comunitária porque os casos são isolados em cinco municípios diferentes.
A confirmação do oitavo acontece no momento em que há uma investigação epidemiológica da variante no Paraná em parceria com o Ministério da Saúde. É possível que haja investigação também sobre São José dos Pinhais. Desde o começo da pandemia 676 amostras foram sequenciadas, sendo 422 para a variante P.1 (Gama, brasileira).
Outros casos
O primeiro caso confirmado da variante delta no Paraná foi em 2 de junho, em Apucarana, em uma mulher de 71 anos. Ela detectou a Covid-19 na segunda quinzena de abril, chegou a ser internada, mas teve alta no início de maio e está bem. Na sequência, outros três casos envolveram pessoas do mesmo grupo familiar ou contatos próximos. O segundo confirmado foi de uma gestante, que teve contato com a filha do primeiro caso. Ela foi a óbito e o bebê, que teve resultado negativo para a Covid-19, está bem. O terceiro, um homem de 74 anos, marido do primeiro caso, também está bem. O quarto caso foi do filho do primeiro caso, um homem de 58 anos. Ele morreu em meados de maio.
No dia 8 de julho foram confirmados outros três casos. Pela ordem de confirmação: um homem de 60 anos em Francisco Beltrão, que teve alta e está bem; um homem de 28 anos em Mandaguari, que foi a óbito; e uma mulher de 59 anos de Rolândia, que está bem.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná