O governo do Paraná decretou situação de emergência na região Leste do Paraná, compreendendo os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. A homologação ocorre após diversos deslizamentos de terra que atingiram o estado, como o registrado no km 669 da BR-376, em Guaratuba. Até a manhã desta quarta-feira (30), duas mortes foram confirmadas e seis pessoas resgatadas com vida.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A publicação foi anunciada na última terça-feira (29) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que também determinou a criação de um gabinete de crise para auxiliar no atendimento às vítimas e concentrar as decisões a respeito da situação na BR-376, em Guaratuba. O documento autoriza mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas atingidas.
Além disso, a situação de emergência permite apoio do Estado aos municípios atingidos e, caso receba reconhecimento federal, as cidades também podem ter ajuda da União com envio de equipes, materiais e recursos para os locais atingidos.
Segundo o governador, isso é essencial neste momento, já que "a situação é muita crítica e ainda há risco de desmoronamento de outros pontos da Serra do Mar”, alertou. “Tivemos, inclusive, que limitar o número de bombeiros que prestam atendimento", destacou.
Operação de resgate continua
Ao todo, 54 bombeiros atuam no km 669 com auxílio de três cães farejadores e de membros da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e da concessionária Arteris Litoral Sul. No entanto, as más condições do tempo ainda dificultam as buscas e a avaliação dos danos. A estimativa das autoridades até agora é de que seis carretas e cerca de 15 veículos tenham sido soterrados pela lama.
Inundações e alagamentos
Ainda de acordo com o Governo do Estado, as chuvas intensas também causaram inundações, enxurradas e alagamentos em outros municípios do Litoral e da Região Metropolitana, como Campina Grande do Sul, Morretes, Quatro Barras e São José dos Pinhais.
Um boletim divulgado nesta terça-feira (29) pela Defesa Civil mostra que 680 pessoas foram atingidas pelas ocorrências, sendo que 474 estão desalojadas e 24 desabrigadas. Ao todo, há registro de 122 casas danificadas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná