Madeira de pinus é utilizada para construções em Wood Frame| Foto: Fernando Zequinao/BERNECK
Ouça este conteúdo

O Paraná lidera o ranking de estados em área plantada de pinus no Brasil, com 713.769 mil hectares, dividindo o protagonismo com Santa Catarina, que aparece em segundo lugar com 713.133 mil hectares plantados. Segundo dados da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), o estado é responsável por mais de 54% do volume de madeira de pinus produzido no Brasil. Entre os pontos fortes do Paraná estão a logística e a localização geográfica que favorecem o atendimento dos mercados nacional e internacional.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O estado ainda é líder nas exportações de compensado de pinus, painéis reconstituídos e molduras com 66,47% do volume exportado no país em 2021. De acordo com os dados da Apre, o crescimento na arrecadação do setor paranaense foi de 87% com produtos exportados no mesmo período.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O principal destino das exportações de compensados de pinus foi os Estados Unidos, com US$ 550,8 milhões da exportação brasileira, sendo US$ 365,3 milhões de produtos de origem paranaense.

O estado também é líder na exportação de painéis reconstituídos, representando 38,6% da exportação brasileira. A produção de painéis reconstituídos de madeira foi de 8,2 milhões de m³ no Brasil, em 2021. No mesmo ano, conforme a Apre, o Paraná registrou um crescimento na receita de exportação de 79% e em volume um aumento de 22,6%.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Em molduras, o Paraná também se destaca na exportação com participação de 70,6% dos produtos com destino ao mercado internacional. Mais de 122 mil toneladas de molduras foram exportadas em 2021. A construção civil dos Estados Unidos é o principal mercado das molduras paranaenses e brasileiras, segundo a APRE.

Publicidade

“O estado consegue com essa cadeia industrial beneficiar um produto de qualidade para exportar para diversos países”, comenta Zaid Ahmad Nasser, presidente da Apre.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

“O Estado tem um amplo parque fabril instalado com ótimo nível tecnológico e de inovação, uma matriz florestal bem distribuída, especialmente da espécie pinus, sendo a principal área plantada do país nessa espécie. Essa distribuição abrange praticamente todas as regiões do Estado, resultando no desenvolvimento e a consolidação de vários polos industriais madeireiros de variados segmentos de produtos”, complementa Paulo Pupo, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]