Mais 100 escolas da rede estadual de ensino foram reabertas nesta segunda-feira (7) para aulas presenciais no sistema híbrido, em que parte dos alunos assiste ao conteúdo na sala de aula e parte pela internet. Das escolas que voltam a receber estudantes nesta segunda, 23 são da região metropolitana de Curitiba e o restante do interior do Paraná.
A Secretaria Estadual de Educação (Seed) não confirmou quais escolas foram reabertas. Em Curitiba, a pasta confirmou a reabertura de unidades nesta segunda, mas não disse quantas e nem quais. Desde maio, a Seed reabriu 738 escolas estaduais para aulas presenciais. A quantidade equivale a 35,1% do total de 2.100 unidades da rede estadual.
Receba no WhatsApp notícias do Paraná e de Curitiba
O plano original era de reabrir 800 escolas nesta segunda, conforme afirmou em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná, da RPC, em 21 de abril, o diretor de Educação da Seed, Roni Miranda Vieira, que ressaltou na época que a quantidade de escolas dependeria do quadro epidemiológico da pandemia. Com isso, apenas 12,5% das escolas que estavam no planejamento reabriram nesta segunda, seguindo todas as orientações sanitárias de prevenção da Covid-19. Há duas semanas, o Paraná enfrenta uma nova onda de coronavírus que lotam os hospitais e deixam o sistema à beira do colapso - a ocupação de UTIs exclusivas para Covid-19 está em 96% no estado.
"Em virtude de inúmeros decretos municipais proibindo atividades presenciais ao longo das últimas semanas, a Seed precisou rever a expectiva anunciada anteriormente em seu planejamento. A secretaria reforça que a reabertura dos colégios é gradual e acontece em locais com essa permissão, seguindo o protocolo de biossegurança", explica a Secretaria de Educação em nota.
Curitiba é a cidade com medidas mais rígidas de restrições para conter a transmissão da Covid-19. De 1.° de junho até a próxima quarta-feira (9) está em vigência na capital a bandeira vermelha, com lockdown. Um dos critérios para reabertura de escolas estaduais é de que a rede municipal já esteja recebendo alunos, o que não ocorre em Curitiba. O prefeito Rafael Greca (DEM) afirmou que só vai retomar aulas presenciais nas escolas municipais quando todos os professores estiverem vacinados da Covid-19.
Casos de Covid
Das unidades reabertas, nove escolas foram fechadas e 135 turmas tiveram aulas presenciais suspensas por casos de Covid-19. Foram 102 alunos, 112 professores e 76 funcionários de escolas testados positivamente.
A vacinação da Covid-19 de professores e profissionais de educação básica segue em todo o Paraná. Em Curitiba, foi aberta nesta segunda a imunização deste grupo a partir da idade de 45 anos.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião