Uma mulher de 31 anos, moradora do município de Nova Cantu, região centro-oeste do Paraná, morreu em decorrência da dengue. É o primeiro caso de morte registrado no Paraná no período epidemiológico anual, iniciado dia 28 de julho. No período anterior, o estado registrou 23 mortes e 22.946 casos confirmados da doença.
A vítima tinha um quadro de anemia crônica, considerado fator de risco. O boletim da dengue divulgado hoje (26) confirma 330 novos casos no Paraná. Destes, 135 foram confirmados no município de Nova Cantu. Na região noroeste, a cidade de Quinta do Sol teve o registro de 78 casos. Em Cianorte, também no noroeste, foram 25 confirmações.
Desde o mês de julho até agora são 1.564 casos confirmados de dengue. O aumento desta semana na comparação com o período anterior foi de 26,7%. A maior parte das confirmações são de casos autóctones, ou seja, adquiridos no Paraná. Apenas 29 confirmações são de vítimas que estiveram em outros estados.
Sete municípios estão em situação de epidemia: Nova Catu, Quinta do Sol, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Floraí e Uniflor. Todos estão localizados nas regiões centro-oeste ou noroeste do estado. São considerados em epidemia os municípios que apresentam, proporcionalmente, mais de 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Mais um caso de Chikungunya
O último boletim epidemiológico também aponta para mais um caso de chikungunya. A confirmação vem da cidade de Toledo, região oeste do Paraná. A paciente tem 23 anos e contraiu a doença na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Até agora, são cinco casos de chikungunya desde julho no estado. Uma pessoa morreu em Curitiba em decorrência da doença. Os outros casos foram registrados em Araucária, região metropolitana, Foz do Iguaçu, oeste do estado, e Maringá, no noroeste.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná