O Paraná é o segundo estado do Brasil com maior número de denúncias de irregularidades trabalhistas relacionadas exclusivamente à Covid-19. De acordo com levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT), foram 312 notificações entre os dias 17 e 25 de março. O estado fica atrás apenas de São Paulo, com 350 denúncias. No Brasil, foram registradas mais de 2.400 denúncias no mesmo período.
RECEBA noticias do Paraná por WhatsApp
A quantidade de notificações sobre Covid-19, no Brasil, já corresponde a quase 30% do total das denúncias recebidas pelo MPT sobre todos os temas em março de 2019, quando foram registradas 8.161 notificações. No Paraná, em todo mês de março de 2019 foram registradas 516 denúncias.
Desde o início da crise causada pela pandemia, o MPT criou o tema “Covid-19” especificamente para registrar demandas relacionadas aos impactos gerados pelo novo coronavírus. O balanço parcial foi publicado nesta sexta-feira (27).
Relatos
O MPT recebeu relatos, por exemplo, de empresas de call center que estariam colocando os trabalhadores em risco, com o uso coletivo de equipamentos não higienizados, e falta de distanciamento mínimo entre as estações de trabalho.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná