Com mais de 750 mil consorciados ativos, o Paraná teve um crescimento no volume de vendas de consórcios de 8,4% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. O estado está entre os cinco com maior volume de vendas de cotas de consórcios no primeiro semestre deste ano.
Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp
Além do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e o Rio Grande do Sul integram o grupo dos estados com maior volume de vendas de consórcios. O aumento mais expressivo foi no Rio Grande do Sul, com 12,5%, e, em seguida, Minas Gerais, com um crescimento de 11,7%. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).
Para Luís Toscano, vice-presidente de Negócios da Embracon e especialista na área de consórcios pela Universidade de Berkeley, há um conjunto de fatores que favorece o crescimento do setor no país.
“O consórcio surgiu porque estamos em um país com taxas de juros elevadas. Dessa forma, o consumidor está mais sofisticado a cada dia, entendendo mais de economia e pesquisando alternativas. Quando pesquisa, entende que o consórcio não tem juros e nem entrada. A ausência de juros e o comportamento do consumidor são os principais fatores do aumento de consórcio”, analisa.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião