Com aumento de vendas em 8,4%, Paraná integra grupo de maiores estados no setor| Foto: Oleksandr Pidvalnyi/Pixabay
Ouça este conteúdo

Com mais de 750 mil consorciados ativos, o Paraná teve um crescimento no volume de vendas de consórcios de 8,4% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. O estado está entre os cinco com maior volume de vendas de cotas de consórcios no primeiro semestre deste ano.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp

Além do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e o Rio Grande do Sul integram o grupo dos estados com maior volume de vendas de consórcios. O aumento mais expressivo foi no Rio Grande do Sul, com 12,5%, e, em seguida, Minas Gerais, com um crescimento de 11,7%. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

Publicidade

Para Luís Toscano, vice-presidente de Negócios da Embracon e especialista na área de consórcios pela Universidade de Berkeley, há um conjunto de fatores que favorece o crescimento do setor no país.

“O consórcio surgiu porque estamos em um país com taxas de juros elevadas. Dessa forma, o consumidor está mais sofisticado a cada dia, entendendo mais de economia e pesquisando alternativas. Quando pesquisa, entende que o consórcio não tem juros e nem entrada. A ausência de juros e o comportamento do consumidor são os principais fatores do aumento de consórcio”, analisa.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]