Dos mais de 8 milhões de veículos com placas emitidas pelo Paraná, aproximadamente 47% estão com documentos em atraso, não gerando o licenciamento obrigatório para circulação. O alerta é do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para esta época do ano em que, com mais veículos circulando pelas ruas, também aumentam as fiscalizações pelos órgãos competentes.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Para a emissão do Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) é necessário que o veículo esteja sem nenhum débito. O motorista que for flagrado circulando com veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração gravíssima, conforme prevê o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Pode receber multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, ainda, remoção do veículo.
Serviço
O CRLV é um documento de porte obrigatório a todos os condutores de automóveis e expedido anualmente pelo Detran de cada estado, indicando que o veículo está apto para circular pelas vias do país.
No Paraná, o documento é emitido de maneira online. Para obter o certificado é necessário quitar todos os débitos do veículo, emitir e pagar a guia no valor de R$ 86,50. O documento é emitido em até três dias após a efetivação do pagamento, nos casos de veículos com débitos de multas e IPVA. O documento está disponível exclusivamente em versão digital, podendo ser verificado pelo aplicativo do Detran-PR; Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pelo portal do Detran-PR.
Calendário do licenciamento 2022 no Paraná
- Placas com final 1 e 2 – agosto
- Placas com final 3, 4 e 5 – setembro
- Placas com final 6, 7 e 8 – outubro
- Placas com final 9 e 0 – novembro
PT faz manobra para conquistar eleitores evangélicos e cogita “censo religioso” de militantes
Documentário alvo do “Ministério da Verdade” de Lula traz novos fatos sobre Maria da Penha
Perguntas e respostas: qual o lugar do Brasil na guerra tarifária de Trump
Drone com fuzil, barco sem marinheiros e “caveirão” tcheco: feira negocia novas armas no Brasil