Cerca de 1,5 milhão brasileiros que receberam a primeira dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca não apareceram para receber a segunda dose dentro do prazo recomendado. Do total (1.514.627 brasileiros), 71.857 são moradores do Paraná: 71.855 não apareceram para a segunda aplicação da Coronavac/Butantan e duas outras pessoas não foram aos pontos de vacinação para receber a segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (13). Em Curitiba, há 2.438 faltantes, de acordo com a prefeitura.
Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo celular
A segunda aplicação é a que garante a completa eficácia dos dois imunizantes. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, a orientação agora é para que, mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina, devem procurar um ponto de vacinação para a segunda dose.
"Destaco aqui que, mesmo que vença o prazo, a recomendação é que elas completem o esquema. Então, quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da Coronavac, ou aquelas que não conseguiram ir com 84 dias da vacina AstraZeneca, devem comparecer para completar o esquema", enfatizou a coordenadora.
O Ministério da Saúde informou que irá orientar governos estaduais e municipais para entrar em contato com os atrasados e garantir a eficácia completa do imunizante.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião