A Secretaria de Saúde de Paranavaí, município no Noroeste do estado, anunciou nesta segunda-feira (14) um possível caso de reinfecção pelo novo coronavírus. De acordo com a pasta, um paciente de 31 anos que já havia testado positivo para a Covid-19 em junho voltou a ter a doença confirmada em setembro. Ele está em isolamento e sendo monitorado pelas equipes de saúde.
As informações da secretaria apontam que o paciente foi atendido com coriza, espirros, náusea, dor de cabeça e fraqueza no dia 23 de junho. Seu exame, que detectou o Sars-Cov-2, foi analisado pelo Laboratório Central do estado (Lacen). No dia 10 de setembro, ele novamente procurou o serviço de saúde do município com dores musculares, dor de cabeça, febre, tosse seca e perda de paladar. Um novo exame, enviado ao Lacen, confirmou a doença.
Apesar de ter dois resultados positivos, a confirmação de reinfecção (do ponto de vista científico) ainda é um tema controverso e que vem sendo investigado por estudiosos e órgão de saúde. É que ainda não se sabe se casos como esse se tratam da infecção por uma nova carga viral ou apenas a reativação da carga anterior – uma dúvida capaz de ser resolvida apenas ao se comparar as duas amostras de exames.
A Organização Mundial da Saúde ainda não emitiu parecer sobre a possibilidade médica de reinfecção pelo Sars-Cov-2.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião