A comissão especial parlamentar federal do Paraná, criada para discutir o novo modelo de concessão de rodovias no estado, teve reunião nesta quarta-feira (22) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. A agência é a responsável pelo edital do leilão que será elaborado após a definição do novo modelo. A informação é da RPC e do G1.
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Foi o primeiro encontro para buscar uma alternativa que concilie uma tarifa justa de pedágio, com a realização de obras nos mil quilômetros de estradas paranaenses que serão concedidos à iniciativa privada pelos próximos 30 anos. Estão previstas duplicações, construção de terceiras faixas e acostamentos, além de contornos e viadutos. Participaram a diretoria e técnicos da ANTT, os parlamentares da bancada federal que integram a comissão do pedágio e os deputados estaduais Arilson Chiorato (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Mais R$ 284 milhões para rodovias federais do Paraná
Em seguida, os parlamentares se reuniram com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar da manutenção das estradas federais do Paraná, antes da nova concessão. Sem conservação adequada desde novembro de 2021, quando findaram os contratos de concessão anteriores, os problemas têm sido frequentes nas rodovias. São buracos, afundamentos de asfalto e deslizamento de terra que resultam em frequentes interdições. Com isso, o transporte da safra agrícola das regiões produtoras até o porto de Paranaguá fica comprometido, além do prejuízo e da falta de segurança para toda a população que precisa usar as estradas.
Segundo o deputado estadual Arilson Chiorato, houve um novo anúncio nesta quarta-feira (22) de mais R$ 284 milhões para construções e reparos nas estradas federais do Paraná. Há duas semanas, o Ministério havia anunciado R$ 439 milhões para a manutenção das mesmas estradas. Chiorato, que é presidente do PT do Paraná, informou que do total de recursos anunciados, R$ 250 milhões estão empenhados para execução dos serviços.
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