Projeto do Parque Natural do Iguaçu segue agora para licitação das obras| Foto: Divulgação / AEN
Ouça este conteúdo

Está pronto o projeto para construção do Parque Natural do Iguaçu, em Araucária, que integra uma série de intervenções em áreas de cavas, rios e lagos da região metropolitana de Curitiba batizada de “Reserva Hídrica do Futuro”.

CARREGANDO :)

Nesta fase, foram concluídos todos os projetos de terraplanagem, drenagem, arquitetura paisagística, pavimentação, arquitetônico de edificações, estruturais de madeira e concreto, hidrossanitário e elétrico. O próximo passo será a contratação da obra, que deve ser realizada no primeiro trimestre de 2022 pela Sanepar e pelo Instituto Água e Terra (IAT). A previsão é que o parque de 191 hectares fique pronto ainda no ano que vem.

Além do projeto paisagístico no entorno do rio, o Parque Natural do Iguaçu deverá ter estrutura de playground, lanchonete, academia ao ar livre, centro de exposições, pista de caminhada, quadra de futebol, sanitários, quadra de vôlei e quiosque com churrasqueira.

Publicidade

Na avaliação da gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amélia Assis Mendes, o parque servirá como “um grande reservatório de água e, também, ajudando na contenção de cheias, além, é claro, de toda a preservação ambiental tanto da vegetação existente quanto do Rio Iguaçu”.

O primeiro estudo para implantação do parque em Araucária estava previsto desde 2012 no plano diretor da Área de Interesse Especial do Rio Iguçau (AIERI) e foi contratado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) em 2018. Agora, passou por adequação e compatibilização de projetos pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupep), desta vez contratada pela Sanepar.

Projeto de arquitetura paisagística do futuro Parque Natural do Iguaçu| Foto: Divulgação / AEN
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]