Curitiba registrou, nesta segunda-feira (17), o primeiro dia sem pacientes internados com Covid-19 em UTI e em leitos de enfermaria SUS, de acordo com o censo hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS).
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A capital paranaense havia registrado, em fins de setembro, nove dias consecutivos sem pacientes com Covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI), mas este é o primeiro dia em que não há paciente algum com a doença em enfermaria.
Também desde o feriado de 12 de outubro, a Central de Leitos Metropolitana do SUS não recebe solicitações de novos internamentos pela doença. “Quanto menos pessoas internadas, menos chance de óbitos pela doença nos próximos dias”, diz o superintendente executivo da SMS, Juliano Gevaerd.
Segundo números do Painel Covid-19 de Curitiba, no início desta semana havia na cidade 379 casos ativos da doença, dos quais 67 eram considerados casos novos. Desde o início da pandemia, a capital paranaense somou quase 522 mil casos confirmados de Covid-19 com 8.521 mortes pela doença.
Atenção à Covid-19 ainda é necessária
Segundo Gevaerd, mesmo com números baixos, o sistema público de saúde se mantém atento em relação à Covid-19, considerada uma doença traiçoeira, visto as variantes que surgiram durante a pandemia. "Precisamos manter os esquemas vacinais em dia, para que fiquemos o menos possível vulneráveis a uma nova variante”, diz ele, que recomenda que quem tenha sintomas respiratórios permaneça usando máscara e mantenha-se isolado de outras pessoas.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião