O vice-prefeito e prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anunciou no último dia 26 os primeiros secretários de seu futuro governo, que começa em 1º de janeiro de 2025. O vice da chapa eleita, Paulo Martins (PL), assumirá uma nova pasta, a de Desenvolvimento Econômico.
Outra novidade é a criação da Secretaria do Desenvolvimento Humano, que será chefiada pela vereadora Amália Tortato (Novo). Na primeira leva, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello (Podemos), foi confirmado como secretário de Governo Municipal.
Em entrevista à Gazeta do Povo, Pimentel afirmou que quer uma “equipe eficiente, dinâmica e competente”. Para montar o secretariado, abriu espaço para partidos que formaram a coligação nas eleições, incluindo o Podemos, o Novo e o PL. Mesmo assim, ele disse que a definição é “em cima de currículos” e que vai monitorar o trabalho de cada secretário. “Se for necessário fazer substituições, farei”, avisou.
Quem são os secretários do futuro prefeito Eduardo Pimentel em Curitiba
- Paulo Martins - Desenvolvimento Econômico
Natural de Presidente Venceslau (SP), Paulo Martins (PL) tem 43 anos e ficou conhecido como comentarista político em Curitiba. A partir dessa atuação, foi deputado federal em dois mandatos, entre 2015 e 2023. Na eleição de 2022 foi o segundo candidato do Paraná ao Senado mais votado, com quase 1,7 milhão de votos.
Em uma articulação do governador Ratinho Junior (PSD), Martins integrou a chapa de Pimentel como vice. Ele acumulará a função de vice e de secretário de Desenvolvimento Econômico, ficando responsável por atrair investimentos à capital paranaense e gerar empregos.
- Marcelo Fachinello - Governo Municipal
Marcelo Fachinello (Podemos) tem 44 anos, é natural de Realeza (PR) e trabalhou por muitos anos como jornalista esportivo. Em 2020 foi eleito vereador de Curitiba, chegando à presidência da Câmara Municipal para o biênio 2023/2024. Neste ano foi o vereador reeleito mais votado, com 10.812 votos.
Na Secretaria de Governo Municipal, será responsável pela relação com os Poderes Executivo e Legislativo no encaminhamento e sanção de leis e decretos municipais. Ele também coordena as Administrações Regionais de Curitiba.
- Amália Tortato - Desenvolvimento Humano
Natural de Telêmaco Borba (PR), com 40 anos, Amália Tortato (Novo) é formada em Engenharia Mecânica e trabalhou como comissária de bordo por 14 anos, antes de se tornar empreendedora. Em 2020 foi eleita vereadora de Curitiba e reeleita neste ano.
Em seu mandato na Câmara Municipal, tem atuado nas pautas relacionadas às crianças e à educação. Ela chefiará a nova pasta de Desenvolvimento Humano que terá, entre outras responsabilidades, a atenção à população em situação de vulnerabilidade.
- Marilza Dias - Meio Ambiente
Formada em Química pela PUCPR e especializada em Controle de Poluição Ambiental pela Universidade de Osaka, Marilza Dias é funcionária de carreira da prefeitura de Curitiba desde 1988.
Ela seguirá à frente da Secretaria de Meio Ambiente, cargo que ocupa desde 2017 — ela também chefiou a pasta entre 2010 e 2012 nas gestões de Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB).
- Vanessa Volpi - Procuradoria-Geral do Município
No comando da Procuradoria-Geral do Município desde 2017, Vanessa Volpi Bellegard Palacios seguirá no cargo no mandato de Eduardo Pimentel. Formada em Direito pela PUCPR, tem especialização em Direito Processual Civil, Direito Público e Gestão Pública.
No setor público, também foi procuradora judicial do Serviço Social Autônomo Paranacidade, de 2011 a 2013.
- Ogeny Pedro Maia Neto - Urbs
Engenheiro mecânico e especialista em governança corporativa, planejamento, finanças e gestão de negócios, Ogeny Pedro Maia Neto seguirá como presidente da Urbanização de Curitiba S/A, a Urbs, onde está desde 2017.
Na Urbs, é responsável pelo planejamento da cidade, inclusive o transporte coletivo. Por isso, no próximo mandato terá participação fundamental na nova concessão do transporte de Curitiba, programada para acontecer em 2025.
- Tatiane Filipak - Saúde
Médica com 20 anos de experiência, Tatiane Filipak, sendo 19 deles dedicados à Saúde Pública de Curitiba. Iniciou sua atuação em serviços de urgência e emergência da prefeitura.
Servidora concursada há dez anos pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS), foi responsável pela coordenação médica de UPAs e liderou projetos estratégicos, como a abertura da UPA Tatuquara, do CAPS Tatuquara e da Unidade de Estabilização de Psiquiatria. Atualmente, é diretora de Atenção à Saúde da FEAS.
- Jean Pierre Geremias de Jesus Neto - Educação
Advogado e especialista em Direito Tributário e Ambiental, Jean Pierre Geremias de Jesus Neto tem mestrado em Gestão de Projetos pela Escola de Negócios de Barcelona. Na área educacional, foi diretor jurídico da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (2021-2022).
Em 2022, foi superintendente do Serviço Social Autônomo Paranaeducação. Presidiu, entre 2023 e 2024, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do estado de São Paulo.
- Vitor Puppi - Planejamento, Finanças e Orçamento
Advogado licenciado e procurador do estado do Paraná, Vitor Puppi retorna ao cargo que exerceu entre 2017 e 2021, quando foi responsável pela implementação do Plano de Recuperação Fiscal de Curitiba. Durante a passagem pela secretaria, Puppi criou um fundo anticrise inédito no país, para ser usado em situações de emergência, como em caso de catástrofes climáticas.
Ele é ex-diretor geral da Secretaria da Fazenda do Paraná e ex-presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças (ABRASF).
- Elisandro Pires Frigo - Administração
Graduado, mestre e doutor em Engenharia, Elisandro Pires Frigo é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No governo do Paraná atuou como coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e foi diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Em julho de 2020, Frigo assumiu o cargo de diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) e em abril de 2022 foi nomeado secretário de Estado da Administração e da Previdência do Paraná, cargo que ocupou até maio de 2024, quando assumiu a função de superintendente geral de Governança de Serviços e Dados da Casa Civil do Paraná.
- Beatriz Battistella Nadas - Instituto Municipal de Administração Pública (Imap)
Cirurgiã-dentista, formada pela UFPR, em 1982, Beatriz Battistella Nadas é servidora pública da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba desde 1986, tendo atuado com protagonismo na implementação do prontuário eletrônico em Curitiba (1999), do aplicativo Saúde Já Curitiba (2017) e na resolução de problemas durante a pandemia do Covid-19.
Já exerceu as funções de Superintendente no IMAP e de supervisora de Distrito Sanitário, Diretora e Superintendente Executiva na SMS. Atualmente é a secretária da Saúde de Curitiba.
- Rafael Ferreira Vianna - Defesa Social e Trânsito
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor e mestre em Direito/Ciências Jurídico-Criminais, Rafael Ferreira Vianna é delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR). Atualmente, é o diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná (ESPC).
Já foi diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (DIEP), coordenador do Centro de Operações Conjuntas e do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria da Segurança do Paraná (SESP), secretário executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp), chefe do Grupo Auxiliar de Planejamento da PCPR (GAP) e assessor civil da SESP.
- Celso dos Santos - Guarda Municipal
Integrante da primeira turma a ser formada pela Guarda Municipal em 1988, Celso dos Santos é o atual superintendente da corporação. Ele também se tornou o primeiro profissional de carreira a assumir a direção de uma Guarda Municipal de capital no país, no início dos anos 2000.
Celso teve como seu primeiro posto de trabalho o terminal Guadalupe, passando também pela Praça Osório, Passeio Público e núcleos regionais. Formado em Administração, Celso é pós-graduado em Segurança Pública, Gerenciamento e Planejamento Estratégico, além de Ciências Políticas.
- Marc Sousa - Comunicação Social
Jornalista formado pela Universidade Tuiuti do Paraná e bacharel em Direito pela UniCuritiba, Marc Sousa foi repórter da Rede Massa, RICtv e RecordTv-São Paulo. Marc também foi âncora na BandNews Curitiba e Jovem Pan Paraná.
O jornalista ainda ajudou a implantar e coordenou o jornalismo da Rede Jovem Pan News no Paraná. Atuou também como colunista do portal ric.com.br e revista TopView.
- Renan de Oliveira Rodrigues - FAS
Servidor público de carreira da Fundação de Ação Social (FAS), onde atualmente exerce o cargo de diretor de Qualificação e Relações do Trabalho, Renan de Oliveira Rodrigues já desempenhou funções de coordenação e assessoria no órgão municipal.
Ele tem experiência em órgãos estaduais, com atuação na implementação de políticas públicas voltadas ao trabalho e emprego, empreendedorismo e assistência social. Com graduação em Tecnologia em Marketing, Rodrigues possui MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades; pós-graduação em Gestão Empresarial; e graduação em Tecnologia em Marketing.
Este conteúdo foi atualizado com novos nomes anunciados em 10 de dezembro.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião