Entre 38 vereadores de Curitiba, 19 se declaram de direita ou de centro-direita. É o que revela o resultado de um questionário apresentado pela Gazeta do Povo a todos os parlamentares que tomaram posse no último dia 1º na Câmara de Vereadores da capital. Quando perguntados sobre como eles mais se identificam dentro do espectro ideológico, 11 responderam “centro”; dez são de “centro-direita”; nove de “direita”; três de “esquerda”; três de “centro-esquerda”; e dois não responderam ao questionário até o fechamento do levantamento.
RECEBA notícias de Paraná pelo Whatsapp
Além do campo ideológico, outras perguntas foram feitas aos vereadores. A Gazeta do Povo pediu, por exemplo, que citassem uma "figura política brasileira que admira". Entre os nomes, surgem FHC, Lula, Bolsonaro, Marielle Franco, Getúlio Vargas. Só Ulysses Guimarães foi apontado por quatro vereadores. O levantamento também buscou saber quais eleições eles já disputaram até aqui. O vereador reeleito Tito Zeglin (PDT), por exemplo, já se inscreveu em 11 eleições ao longo da sua trajetória política. Na Câmara de Curitiba, ele está indo para o seu nono mandato. Já Sidnei Toaldo (Patriota) foi eleito vereador na capital em sua primeira disputa eleitoral.
O questionário também traz outras informações, como histórico de filiações partidárias, parentes na política, bairro onde mora. Confira o perfil completo de cada vereador logo abaixo:
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná