Assim como em Curitiba, o cenário para as eleições 2024 ainda são de bastante indefinição em Londrina. Levantamento feito pela Paraná Pesquisas mostra que 78% dos 469 eleitores ouvidos na cidade entre os dias 16 e 19 de junho ainda não sabem em quem votariam para prefeito. De acordo com o instituto, a margem de confiança da pesquisa, a probabilidade de o levantamento retratar a realidade, é de 95%, e a margem de erro é de 4,6 pontos percentuais.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Na pesquisa espontânea, os indecisos lideram, com 78% das intenções de voto. O prefeito Marcelo Belinati (PP) aparece com o maior percentual entre os nomes indicados pelos entrevistados, com 10,4% das intenções de voto. Como ele está exercendo o segundo mandato à frente da prefeitura de Londrina, não poderia concorrer novamente pelo mesmo cargo. Na sequência, 7% dos entrevistados não quiseram apresentar nenhuma opção de voto.
A lista da pesquisa espontânea segue com outros nove nomes, todos abaixo de 1% na pesquisa: André Trindade (Podemos), com 0,6%; Boca Aberta (Pros), com 0,4%; Filipe Barros (PL), com 0,4%; Tiago Amaral (PSD), com 0,4%; Alex Canziani (PSD), com 0,2%; Barbosa Neto (PDT), com 0,2%; Fernando Moraes (sem partido), com 0,2%; Luisa Canziani (PSD), com 0,2%; e Marco Brasil (PP), com 0,2%.
Filipe Barros lidera em cenários de pesquisa estimulada
O instituto trabalhou com três cenários de pesquisa estimulada, na qual os nomes de possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados. No primeiro destes cenários, Filipe Barros aparece em primeiro, com 24,5% das intenções de voto. O deputado federal é seguido por Tiago Amaral (15,4%), Barbosa Neto (14,7%), Marco Brasil (8,3%), André Trindade (5,8%), Lenir de Assis (PT) (5,3%) e Fernando Moraes (2,8%). Votos brancos e nulos somaram 16%, e 7,2% dos entrevistados se disseram indecisos.
No segundo cenário levantado pela Paraná Pesquisas, Filipe Barros segue na liderança, com 27,5% das intenções de voto. Na sequência aparecem os nomes de Barbosa Neto (14,3%), Alex Canziani (12,6%), Marco Brasil (9%), Lenir de Assis (5,5%), André Trindade (5,3%) e Fernando Moraes (3%). Os indecisos representam 6,6% dos entrevistados, e os votos nulos e em branco foram a opção de 16,2% dos londrinenses ouvidos na pesquisa.
O terceiro e último cenário de pesquisa estimulada também traz Filipe Barros em primeiro lugar, com 28,1%. Completam a lista os nomes de Barbosa Neto (15,4%), Luisa Canziani (9,8%), Marco Brasil (8,7%), André Trindade (5,8%), Lenir de Assis (5,3%) e Fernando Moraes (3,2%). Votos brancos e nulos somaram 17,9% neste cenário, e os indecisos correspondem a 5,8% dos entrevistados.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná