Sete em cada dez curitibanos não sabem em quem vão votar para prefeito nas Eleições Municipais de 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo Instituto IRG Pesquisa entre os dias 4 e 8 de junho na capital do Paraná. Ao todo, 1,2 mil pessoas foram entrevistadas em mais de 70 bairros de Curitiba. O grau de confiança da pesquisa, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de 3%.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Na pesquisa espontânea, na qual a indicação dos nomes parte dos próprios entrevistados, 68% dos curitibanos ouvidos não responderam ou disseram não saber em quem vão votar para prefeito. Em segundo lugar ficou o atual prefeito Rafael Greca (PSD), com 15,3% das intenções de voto, mas como ele já está no segundo mandato consecutivo não pode se candidatar mais uma vez ao mesmo cargo.
Na sequência aparecem os nomes de Eduardo Pimentel (PSD), com 3,5%; Deltan Dallagnol (Podemos), com 2%; Ney Leprevost (União), com 1,7%; e Luciano Ducci (PSB), com 1,1%. Com menos de 1% na pesquisa também foram citados na pesquisa espontânea os nomes de Paulo Martins (PL), Gustavo Fruet (PDT), Goura (PDT), Ratinho Junior (PSD), Beto Richa (PSDB), Sérgio Moro (União), Professor Mocellin (PV), Roberto Requião (PT), Carol Dartora (PT), Requião Filho (PT), Professora Josete (PT), Luiz Carlos Martins (PP), além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pesquisa estimulada com e sem Deltan Dallagnol
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são indicados pelos pesquisadores, a IRG Pesquisa trabalhou com dois cenários possíveis, com e sem a presença do ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol. Na pesquisa em que ele aparecia entre os nomes de possíveis candidatos à Prefeitura de Curitiba, Deltan Dallagnol ficou em primeiro lugar, com 22% das intenções de voto, seguido por Ney Leprevost, com 14,2%, e Luciano Ducci, com 12,6%. Neste cenário, 6,2% dos entrevistados disseram não saber em quem votariam.
Sem o nome de Dallagnol na lista, os entrevistados escolheram Ney Leprevost em primeiro lugar, com 18,2%, seguido por Luciano Ducci, com 15,5%, e Eduardo Pimentel, com 14,3%. Neste segundo cenário, o número de pessoas que disseram não saber em quem votar para prefeito de Curitiba baixou para 5,8%, variação dentro da margem de erro da pesquisa.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião