• Carregando...
secretários pimentel curitiba
Pimentel confirmou o nome de secretários, além da superintendência da Guarda Municipal e dos presidentes da FAS e do Imap| Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anunciou no fim da tarde desta terça-feira (10) os nomes de nove secretários para a gestão municipal da capital a partir de 2025. Eles serão os titulares das secretarias municipais de Saúde; Educação; Planejamento, Finanças e Orçamento; Administração; Defesa Social e Trânsito; e Comunicação Social. Pimentel também anunciou os titulares do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), da Guarda Municipal e da Fundação de Ação Social (FAS).

Veja a lista de nomes anunciados por Pimentel para o primeiro escalão da prefeitura municipal de Curitiba

  • Tatiane Filipak, secretária municipal de Saúde
  • Jean Pierre Geremias de Jesus Neto, secretário municipal de Educação
  • Vitor Puppi, secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento
  • Elisandro Pires Frigo, secretário municipal de Administração
  • Rafael Ferreira Vianna, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito
  • Marc Sousa, secretário municipal da Comunicação Social
  • Celso dos Santos, superintendente da Guarda Municipal
  • Beatriz Battistella Nadas, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap)
  • Renan de Oliveira Rodrigues, presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“São profissionais com competência, experiência e compromisso com o bem-estar da população curitibana, além de estarem alinhados com nossa proposta para a cidade. Nosso objetivo é manter o que já está funcionando e avançar com segurança para concretizarmos uma gestão que una inovação e eficiência, sem abrir mão do cuidado com as pessoas. Todos compartilham da minha vontade de fazer da nossa capital uma cidade ainda melhor”, disse Pimentel.

Primeiros secretários foram anunciados em novembro

Os primeiros nomes que vão compor a equipe de Pimentel foram confirmados pelo prefeito eleito no dia 26 de novembro. Paulo Martins (PL), vice-prefeito eleito, será secretário de Desenvolvimento Econômico. O vereador reeleito Marcelo Fachinello (Podemos) assumirá a secretaria de Governo Municipal. Amália Tortato (Novo), também vereadora reeleita, será a titular da Secretaria de Desenvolvimento Humano.

Na ocasião, Pimentel ainda anunciou a manutenção de outros nomes da atual administração: a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; e o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Confira quem são os futuros secretários da gestão de Eduardo Pimentel

Tatiane Filipak, secretária municipal de Saúde

Tatiane Filipak é médica e diretora de Atenção à Saúde da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), onde é servidora concursada. Com experiência nos serviços de urgência e emergência de Saúde Pública em Curitiba, ela coordena processos assistenciais no Hospital Municipal do Idoso, Centro Curitibano de Atenção Especializada (CCAE), Centro Médico Comunitário Bairro Novo, Serviço de Atenção Domiciliar e outras unidades da fundação.

Jean Pierre Geremias de Jesus Neto, secretário municipal de Educação

O advogado Jean Pierre Geremias de Jesus Neto tem, em seu currículo, passagens pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, onde foi diretor jurídico entre os anos de 2021 e 2022, e pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), do Estado de São Paulo, onde foi presidente entre 2023 e 2024. Jesus Neto ainda foi presidente do Serviço Social Autônomo Paranaeducação, em 2022.

Vitor Puppi, secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento

Vitor Puppi volta à Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, onde foi titular entre os anos de 2017 e 2021. Ele foi responsável pela implementação do Plano de Recuperação Fiscal na capital em seu primeiro ano à frente da pasta. Puppi ainda colaborou na criação de um fundo anticrise em Curitiba, cujos recursos ajudaram no combate à Covid-19.

Elisandro Pires Frigo, secretário municipal de Administração

Elisandro Pires Frigo é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e já exerceu funções de comando em três secretarias do governo estadual do Paraná. Na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), foi coordenador de Ensino Superior, e na Secretaria de Estado da Educação (Seed) ocupou o cargo de diretor-geral.

Em julho de 2020, Frigo foi nomeado diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), e em abril de 2022 foi nomeado titular da pasta. Em 2024, quando deixou o cargo de secretário, assumiu como superintendente geral de Governança de Serviços e Dados da Casa Civil do Paraná

Beatriz Battistella Nadas, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap)

Beatriz Battistella Nadas é cirurgiã dentista de formação, com passagens anteriores no Imap como superintendente, e na Secretaria Municipal de Saúde como supervisora de Distrito Sanitário, diretora e superintendente. Ela colaborou na implantação do serviço de prontuário eletrônico no sistema público municipal de Saúde de Curitiba e do aplicativo Saúde Já Curitiba.

Rafael Ferreira Vianna, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito

Rafael Ferreira Vianna é delegado de polícia e atualmente atua como diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná (ESPC). Na estrutura de Segurança pública do estado, trabalhou no Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, onde foi diretor; no Centro de Operações Conjuntas e do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria da Segurança do Paraná (SESP), onde foi coordenador; e no Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp), onde foi secretário executivo.

Celso dos Santos, superintendente da Guarda Municipal

Carlos Celso dos Santos Junior integra a Guarda Municipal de Curitiba desde sua formação na primeira turma da corporação, em 1988. Ele segue no cargo de superintendente, tendo no currículo o reconhecimento de ter sido o primeiro profissional de carreira a assumir a direção de uma Guarda Municipal de capital do Brasil, no início dos anos 2000.

Marc Sousa, secretário municipal da Comunicação Social

Marc Sousa é jornalista com formação na Universidade Tuiuti do Paraná e bacharel em Direito pela UniCuritiba. Conta com passagens em diversos veículos da imprensa paranaense, como Rede Massa, RICtv, BandNews Curitiba e Jovem Pan Paraná, além da TV Record, em São Paulo.

Renan de Oliveira Rodrigues, presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS)

Renan de Oliveira Rodrigues atualmente é o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS). Ele conta com experiência em atuação nas áreas de empreendedorismo, assistência social e implementação de políticas de trabalho e emprego.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]