O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), confirmou, nesta sexta-feira (20), os últimos nomes para o secretariado de sua gestão a partir de 2025. O anúncio completa a lista de nomes que começou a ser divulgada em novembro.
Com a indicação de Ana Zornig Jayme para a presidência do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o atual presidente do instituto, Luiz Fernando Jamur, foi confirmado como secretário municipal de Obras Públicas, à frente da Smop.
De acordo com Pimentel, Jamur conta com um perfil capaz de consolidar o processo de integração entre planejamento, projeto e entrega de obras estruturantes para a capital paranaense. Ele vai comandar uma secretaria com um papel ampliado, uma vez que a nova gestão vai integrar à Secretaria Municipal de Obras Públicas os serviços da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento de Projetos (Utag).
Esta unidade, explicou o prefeito eleito, será responsável pela coordenação de programas internacionais e na orientação e captação de financiamentos externos de infraestrutura urbana para Curitiba.
Confira os nomes dos outros secretários indicados por Pimentel
Para a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), a gestão Pimentel terá Almir Bonatto como titular. Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Paraná, é servidor municipal há 30 anos. Ele trabalhou em diversos setores da administração municipal, com ênfase em cargos estratégicos na Secretaria de Obras Públicas.
A economista Daniele Regina dos Santos, atualmente superintendente executiva da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, será a nova secretária municipal de Gestão de Pessoas (SMGP). Com 32 anos de experiência no serviço público, a economista trabalhou nas secretarias de Educação, Administração e Planejamento e de Governo.
Para a recém-criada Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial (SMIR), a indicação foi pelo nome de Marli Teixeira Leite. Servidora municipal desde 1988, a futura secretária tem em seu currículo uma forte atuação como figura central dos movimentos negros de Curitiba. Atualmente, Marli é assessora de Promoção e Igualdade Racial na gestão municipal.
O jornalista Thiago Bonagura foi indicado para assumir como secretário municipal extraordinário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba. Thiago foi, por 10 anos, diretor de Comunicação e Cerimonial da prefeitura de Pinhais. Ele também trabalhou como chefe de gabinete do deputado federal Luizão Goulart (Solidariedade).
Ele vai ocupar o posto deixado por Leverci Silveira Filho. O biólogo agora vai comandar outra secretaria, a de Segurança Alimentar e Nutricional. Leverci já foi secretário municipal nas prefeituras de Quatro Barras e Piraquara, e vinha à frente da secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba desde a criação da pasta, em 2021.
Vereador reeleito deixará cargo na Câmara para ocupar secretaria
O vereador reeleito Professor Euler (MDB) deixará a cadeira conquistada na Câmara Municipal para assumir a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). Sua saída abre uma vaga no legislativo, que deve ser preenchida por João das 5 Irmãos (MDB), que teve 5.396 votos nas Eleiçòes 2024.
Para a presidência da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) o nome indicado foi o do administrador André Baú. Servidor da Caixa Econômica Federal por 40 anos, exerceu atividades ligadas à habitação em seu período na estatal.
O atual presidente da Cohab, José Lupion Neto, será o novo presidente da Curitiba S.A. Em seu currículo, Lupion Neto conta com passagens pela presidência das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) e pela superintendência da Secretaria Municipal de Governo de Curitiba.
Dario Paixão foi mantido por Pimentel à frente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Assim como ele, Marina Bueno seguirá na presidência do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).
Atual diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior foi escolhido para a Fundação Cultural de Curitiba. Ele será responsável por comandar projetos culturais nas áreas de música, literatura, audiovisual, dança e economia criativa.
O ex-secretário de Saúde e Turismo de Antonina José Luiz Velloso foi o indicado para comandar o Instituto Municipal de Turismo (IMT). Em seu trabalho no litoral, o jornalista e presidente do PL Jovem Paraná colaborou para a inclusão de Antonina no programa PAC Cidades Históricas, do governo federal.
"Hoje anunciamos a equipe completa que, ao meu lado e do vice-prefeito Paulo Martins (PL), vai transformar nosso plano de governo aprovado pela população em ações e obras. Com dedicação, responsabilidade, união e sinergia entre integrantes mais jovens e os mais experientes, nosso compromisso é manter o que já funciona bem em Curitiba e avançar com qualidade no que ainda pode ser aperfeiçoado, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar”, concluiu Pimentel.
Confira a lista completa dos novos secretários na gestão de Eduardo Pimentel
Almir Bonatto, secretário municipal de Urbanismo
Amália Tortato, secretária municipal de Desenvolvimento Humano
Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)
André Baú, presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab)
Beatriz Battistella Nadas, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap)
Celso dos Santos, superintendente da Guarda Municipal
Daniele Regina dos Santos, secretária municipal de Gestão de Pessoal
Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação
Elisandro Pires Frigo, secretário municipal de Administração
Euler de Freitas Silva Junior, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude
Jean Pierre Geremias de Jesus Neto, secretário municipal de Educação
José Luiz Velloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo
José Lupion Neto, presidente da Curitiba S.A
Leverci Silveira Filho, secretário municipal da Segurança Alimentar e Nutricional
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas
Marc Sousa, secretário municipal da Comunicação Social
Marcelo Fachinello, secretário municipal de Governo
Marilza Dias, secretária municipal do Meio Ambiente
Marina Bueno, presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS)
Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC)
Marli Teixeira Leite, secretária municipal da Mulher e Igualdade Racial
Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs
Paulo Martins, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico
Rafael Ferreira Vianna, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito
Renan de Oliveira Rodrigues, presidente da Fundação de Ação Social (FAS)
Tatiane Filipak, secretária municipal de Saúde
Thiago Bonagura, secretário municipal extraordinário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba
Vanessa Volpi, procuradora-geral do município
Vitor Puppi, secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento e secretário extraordinário de Parcerias e Concessões
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião