O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), e seu vice, Paulo Martins (PL), além dos 38 vereadores eleitos para a Câmara Municipal nas eleições municipais de 2024, foram diplomados nesta quinta-feira (19) pela Justiça Eleitoral durante cerimônia no Teatro Positivo. A diplomação é um rito que atesta que o candidato foi efetivamente eleito pela população e que está apto a tomar posse.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
“Sentar na cadeira que já foi de Ivo Arzua, Jaime Lerner, Rafael Greca, entre outros, que construíram a capital menos desigual do país é um orgulho muito grande”, declarou Pimentel, que foi ao evento de diplomação ao lado da esposa Paula Mocellin e dos três filhos. “Reafirmo meu compromisso com Curitiba e com os curitibanos, que vou me dedicar de corpo e alma nos próximos quatro anos, com a minha família e com minha equipe, para trabalhar cada vez mais para uma Curitiba mais inclusiva e mais justa”, disse.
Vice-prefeito eleito, Martins afirmou que ocupar o cargo é um desafio pessoal. “Sempre tive trabalho no Legislativo, um trabalho sobre teses. O Poder Executivo é diferente. Tem um problema real e que exige solução imediata. Estou adaptando o software aqui para poder atender isso”, comparou o novo vice prefeito da capital paranaense.
“Temos muito para colocar em prática, colocando Curitiba no cenário mundial, no palco para ambiente de negócios. Manter Curitiba na vanguarda e colocar numa posição ainda maior”, completou Martins, que também vai ocupar o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, acumulando a função com a vice-prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2025.
Diplomados tomarão posse em Curitiba no primeiro dia do ano
A nova legislatura da Câmara Municipal de Curitiba será instalada em 1º de janeiro de 2025 no Palácio Rio Branco, onde serão empossados Eduardo Pimentel e Paulo Martins. Os vereadores eleitos participam no dia 23 de dezembro de uma sessão preparatória.
A 19ª legislatura marca a maior renovação da Casa em quase 30 anos, com 20 vereadores que não estiveram nos últimos quatro anos no Palácio Rio Branco e outros 18 que foram reeleitos.
Em dois momentos, a cerimônia precisou ser interrompida por causa de manifestações políticas das vereadores eleitas Professora Angela (Psol) e Vanda de Assis (PT). Ambas levaram um pedaço de papel com os dizeres: "Prisão para os golpistas". A plateia reagiu nas duas oportunidades com vaias e com gritos de "Lula ladrão, Bolsonaro é solução".
A juíza eleitoral e presidente da cerimônia, Carla Melissa Martins Tria, chamou a atenção da plateia e principalmente dos vereadores eleitos, pedindo que não houvesse manifestações políticas. "A campanha eleitoral já se encerrou. Estamos aqui para finalizar o processo", advertiu.
Veja abaixo a lista com os vereadores eleitos e reeleitos nas eleições de 2024, por ordem de votação.
- Jasson Goulart (Republicanos)
- Guilherme Kilter (Novo)
- Da Costa do Perdeu Piá (União)
- Delegada Tathiana (União)
- João Bettega (União)
- Bruno Secco (PMB)
- Marcelo Fachinello (Podemos) - reeleito
- Serginho do Posto (PSD) - reeleito
- Andressa Bianchessi (União)
- Marcos Vieira (PDT) - reeleito
- Beto Moraes (PSD) - reeleito
- Tico Kuzma (PSD) - reeleito
- Leonidas Dias (Podemos) - reeleito
- Nori Seto (PP) - reeleito
- Angelo Vanhoni (PT) - reeleito
- Indiara Barbosa (Novo) - reeleito
- Pier (PP) - reeleito
- Eder Borges (PL) - reeleito
- Meri Martins (Republicanos)
- Zezinho Sabará (PSD) - reeleito
- Olimpio Mundo Polarizado (PL)
- Rafaela Lupion (PSD)
- Professor Euler (MDB) - reeleito
- Laís Leão (PDT)
- Sidnei Toaldo (PRD) - reeleito
- Toninho da Farmácia (PSD) - reeleito
- Carlise Kwiatkowski (PL)
- Professora Angela (PSol)
- Fernando Klinger (PL)
- Hernani (Republicanos) - reeleito
- Amália Tortato (Novo) - reeleito
- Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) - reeleito
- Renan Ceschin (Pode)
- Tiago Zeglin (MDB)
- Vanda de Assis (PT)
- Lórens Nogueira (PP)
- Bruno Rossi (Agir)
- Camila Gonda (PSB)
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião