Ainda que tenha chovido um pouco durante a semana, o Paraná vem experimentando longos períodos com precipitação abaixo da média histórica. Isso tem relação com alguns fenômenos climáticos até certo ponto previsíveis, mas que estão atuando combinados, que levaram à uma estiagem tão prolongada que há é considerada uma seca hidrológica. Os rios e reservatórios não estão conseguindo repor a quantidade de água.
Para buscar entender o que está acontecendo, esta edição do Podcast Pequeno Expediente conversou com Alice Marlene Grimm, a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e uma das mais renomadas pesquisadoras na área de Clima. E os dados são realmente preocupantes, como mostra o engenheiro hidrólogo Arlan Scortegagna, do Simepar. E também tem os efeitos em várias áreas, como a agricultura, Quem conta sobre isso é a agrometeorologista Heverly Morais, do Iapar.
O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião