O ano letivo de 2021 terá a novidade de mais de 180 escolas da rede pública do Paraná inaugurando um novo modelo de ensino, chamado de cívico-militar e inspirado no programa nacional lançado pelo Ministério da Educação e pelo presidente Jair Bolsonaro. Neste podcast, os jornalistas Marcos Tosi e Roger Pereira conversam com o diretor-geral da Secretaria de Educação (Seed), Glaucio Dias, para discutir críticas ao modelo, para saber como será o dia a dia nos colégios cívico-militares e quais resultados são esperados com essa inovação.
O diretor-geral da Seed chama de fake news as críticas de militarização do ensino e diz que a escolha pelo voto de mais de 74 mil pessoas legitima a adesão ao modelo, que deve atingir menos de 10% das escolas. É mais uma opção, diz ele, que atende ao anseio de parte da sociedade por mais disciplina e conteúdos cívicos nos colégios públicos.
O Pequeno Expediente é um podcast sobre temas paranaenses com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para conteúdos de áudio em smartphones.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná