Ela voltou contudo. Depois de dois meses de redução constante da curva de contaminação, a Covid-19 atingiu, nesta semana, patamares iguais aos do pico da doença em Curitiba, em 5 de agosto. São dias consecutivos de recorde de novos casos diários levando a cidade a, pela primeira vez, superar o número de mil casos em um único dia, na quinta-feira (19). A marca negativa se repetiu no dia seguinte.
WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná
Se, em agosto, a cidade vinha se preparando por cinco meses para o pico, ampliando testagem, abrindo novos leitos hospitalares e restringindo algumas atividades sociais e comerciais, agora o coronavírus encontra uma Curitiba diferente. A cidade está desmobilizada, com parte das estruturas de combate à pandemia desativadas, com comércio e demais atividades funcionando quase normalmente, e com a população cansada de medidas restritivas, relaxando nos cuidados, aumentando as aglomerações e diminuindo os cuidados individuais.
Neste cenário, o Podcast Pequeno Expediente desta semana tenta explicar o real momento da pandemia de Covid-19 em Curitiba. Os jornalistas Roger Pereira e Marcos Xavier Vicente, da Gazeta do Povo, entrevistam o infectologista Bernardo Montesanti Machado de Almeida, do Serviço de Epidemiologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, que relata o aumento de casos atendidos na rede hospitalar e analisa dos números do coronavírus na cidade, além de orientar como podemos nos prevenir para sobreviver a este novo pico, depois de oito meses enfrentando o vírus.
O Pequeno Expediente é um podcast sobre temas paranaenses com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião