Com os estados e a União enfrentando dificuldades financeiras, a primeira despesa a ser contingenciada são os investimentos. Isso faz com que o país não consiga suprir sua carência em diversas áreas, inclusive a infraestrutura. O caminho encontrado pelo governo do Paraná e pela União para avançar nas obras rodoviárias e ferroviárias do estado é a concessão à iniciativa privada.
RECEBA nossas notícias pelo WhatsApp
Nas ferrovias, o estado busca alternativas para a elaboração dos projetos do traçado de Dourados a Paranaguá após a desistência do grupo coreano que havia demonstrado interesse na empreitada. Além disso, governo, setor produtivo e empresas operadoras de logística discutem a possibilidade da construção de um novo traçado entre Curitiba e Paranaguá, em substituição à centenária ferrovia que opera entre as duas cidades.
Em relação às rodovias, a União enfrenta dificuldade para fazer a manutenção das vias federais não concessionadas no Paraná. Se falta dinheiro para a manutenção, a situação das construções de novos trechos é ainda pior. Projetos inaugurados há anos e que ainda não saíram do papel, devem seguir na gaveta. Mais uma vez, a aposta da União para resolver esses imbróglios é a concessão à iniciativa privada.
As melhorias na infraestrutura em momentos de vacas magras é o tema do podcast Pequeno Expediente dessa semana.
LEIA MAIS: 2019 promete ser o melhor ano para o setor ferroviário do Paraná
O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.
Acompanhe o blog no Twitter.
ESPECIAL: Presídios privados do Brasil
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná