Com os estados e a União enfrentando dificuldades financeiras, a primeira despesa a ser contingenciada são os investimentos. Isso faz com que o país não consiga suprir sua carência em diversas áreas, inclusive a infraestrutura. O caminho encontrado pelo governo do Paraná e pela União para avançar nas obras rodoviárias e ferroviárias do estado é a concessão à iniciativa privada.

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Nas ferrovias, o estado busca alternativas para a elaboração dos projetos do traçado de Dourados a Paranaguá após a desistência do grupo coreano que havia demonstrado interesse na empreitada. Além disso, governo, setor produtivo e empresas operadoras de logística discutem a possibilidade da construção de um novo traçado entre Curitiba e Paranaguá, em substituição à centenária ferrovia que opera entre as duas cidades.

Em relação às rodovias, a União enfrenta dificuldade para fazer a manutenção das vias federais não concessionadas no Paraná. Se falta dinheiro para a manutenção, a situação das construções de novos trechos é ainda pior. Projetos inaugurados há anos e que ainda não saíram do papel, devem seguir na gaveta. Mais uma vez, a aposta da União para resolver esses imbróglios é a concessão à iniciativa privada.

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As melhorias na infraestrutura em momentos de vacas magras é o tema do podcast Pequeno Expediente dessa semana.

LEIA MAIS: 2019 promete ser o melhor ano para o setor ferroviário do Paraná

O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

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