Em agosto deste ano, o senador Oriovisto Guimarães (Pode) esquentou um debate não exatamente novo ao apresentar um projeto de lei que propunha a fusão de municípios pequenos. Por trás da ideia do paranaense, uma constatação: muitas cidades são inviáveis econômica e administrativamente.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
O Paraná não foge desta realidade. Com 399 municípios, o estado ocupa a quinta posição no ranking dos que têm mais cidades, à frente de unidades da federação com territórios maiores, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por exemplo. Boa parte destes municípios foram criados em um boom pós-Constituição de 1988, quando a legislação flexibilizou a emancipação de territórios.
Nesta edição do podcast Pequeno Expediente, os jornalistas Carlos Coelho, Célio Yano e João Frey debatem a história das divisões municipais no estado, por que esse excesso de cidades é um problema e quais são as propostas tramitando nas Casas legislativas sobre o assunto.
O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná